body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Gleisi entra em campo após a demissão de Lupi

Ministra Gleisi Hoffmann entrou em campo para manter PDT na base do governo após a demissão do ministro Carlos Lupi

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Ministra Gleisi Hoffmann
1 de 1 Ministra Gleisi Hoffmann - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) ajudou a costurar um acordo para tentar manter o PDT, partido presidido pelo ministro Carlos Lupi, no comando da Previdência Social. A pasta enfrenta crise após reportagens do Metrópoles revelarem esquema de fraude do INSS.

Lupi pediu para deixar o cargo durante reunião com o presidente Lula na sexta-feira (2/5). No entanto, o ministro emplacou seu secretário-executivo, Wolney Queiroz, na chefia da pasta.

4 imagens
1 de 4

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
2 de 4

Gil Ferreira/SRI
3 de 4

4 de 4

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Segundo apurou a coluna, Gleisi conversou por telefone com integrantes do PDT durante toda a sexta-feira. A ministra ouviu sugestões de nomes para a pasta e aceitou a indicação de Queiroz para comandar o ministério.

Integrantes do PDT e da liderança do governo não veem, neste momento, a possibilidade de o PDT deixar a base de Lula. No entanto, reconhecem que Lupi era o grande “fiador” da gestão petista na legenda.

Articulação para 2026

Gleisi atuou para manter o PDT na base do governo porque não quer perder o apoio do partido nas votações de interesse do Congresso Nacional e também nas próximas eleições presidenciais de 2026.

A ministra, inclusive, era uma das únicas auxiliares de Lula no Palácio do Planalto que, inicialmente, foi contra a demissão de Lupi.

O escândalo do INSS

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?