body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Como o Itamaraty vê a aprovação do projeto que permite retaliar Trump

Com apoio de governistas e bolsonaristas, comissão do Senado aprovou projeto que permite a Lula retaliar os EUA em caso de tarifaço de Trump

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Metrópoles
Imagem colorida de Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Donald Trump - Metrópoles - Foto: Arte Metrópoles

Integrantes do Itamaraty avaliam que o projeto que permite ao governo Lula retaliar os Estados Unidos caso Donald Trump imponha um “tarifaço” ao Brasil é “necessário” dentro do cenário internacional atual.

Nas palavras de um diplomata do alto escalão do Itamaraty, a proposta, aprovada por uma comissão do Senado nesta terça-feira (1º/4), é “necessária para o Brasil se defender de medidas unilaterais, venham de onde vierem”.

4 imagens
Donald Trump
Entre as decisões recentes, Trump também revogou uma medida dos Estados Unidos que limitava o fluxo da água em meios como torneiras, chuveiros e lava-louças do país. “Gosto de tomar um bom banho e cuidar do meu lindo cabelo”, disse ele enquanto assinava a ordem executiva, que servia para economizar água e energia elétrica
Presidente Donald Trump
1 de 4

Trump e Zelensky: parceria inesperada pode redesenhar rumos da guerra

Arte Metrópoles
2 de 4

Donald Trump

Win McNamee/Getty Images
3 de 4

Entre as decisões recentes, Trump também revogou uma medida dos Estados Unidos que limitava o fluxo da água em meios como torneiras, chuveiros e lava-louças do país. “Gosto de tomar um bom banho e cuidar do meu lindo cabelo”, disse ele enquanto assinava a ordem executiva, que servia para economizar água e energia elétrica

Andrew Harnik/Getty Images
4 de 4

Presidente Donald Trump

Andrew Harnik/Getty Images

 

Como a coluna noticiou mais cedo, bolsonaristas se uniram a governistas para aprovar o projeto de forma unânime na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).


Entenda o que aconteceu

  • O projeto aprovado na CAE do Senado prevê as situações em que o país poderá aplicar retaliações a países ou blocos econômicos, e as medidas que poderão ser tomadas.
  • A proposta ganhou tração em meio às discussões sobre o chamado tarifaço, imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos externos.
  • O presidente dos EUA anunciou que esta quarta-feira (2/4) será o “dia da libertação”, quando deve anunciar um novo “tarifaço” – que, segundo ele, libertará a economia dos Estados Unidos de inimigos e até de amigos.

A proposta foi relatada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura do governo Bolsonaro. Ela própria chancelou o texto, que permite ao governo Lula adotar reciprocidade em relação a sobretaxas estrangeiras.

Planalto quer esperar novo anúncio de Trump

Integrantes do Palácio Planalto, por sua vez, afirmam que o governo retende aguardar a proposta a ser anunciada por Trump na quarta-feira (2/4) sobre as tarifas antes de decidir uma reação.

A avaliação no Planalto é de que, no momento, o governo federal deve continuar com discurso cauteloso e com portas abertas para negociação com o país americano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?