body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Deputado propõe “meia anistia” ao 8 de Janeiro

Com ime pela anistia, deputado do PP propõe novo PL da Anistia, que perdoa proporcionalmente, sem perdoar Jair Bolsonaro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Manifestantes no ato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro, em defesa da anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro
1 de 1 Manifestantes no ato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro, em defesa da anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O deputado Fausto Pinato (PP-SP), membro do Progressistas do senador Ciro Nogueira (PP-PI), propôs nesta quarta-feira (23/4) uma alternativa para anistiar parte dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

Pinato apresentou um projeto de lei que prevê a “concessão de anistia proporcional” aos envolvidos nos atos que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes há dois anos.

4 imagens
Manifestação pela anistia em São Paulo
Manifestação pela anistia em São Paulo
Manifestação pela anistia em São Paulo
1 de 4

Manifestação pela anistia em São Paulo

DANILO M. YOSHIOKA/ESPECIAL METRÓPOLES @danilomartinsyoshioka
2 de 4

Manifestação pela anistia em São Paulo

DANILO M. YOSHIOKA/ESPECIAL METRÓPOLES @danilomartinsyoshioka
3 de 4

Manifestação pela anistia em São Paulo

DANILO M. YOSHIOKA/ESPECIAL METRÓPOLES @danilomartinsyoshioka
4 de 4

Manifestação pela anistia em São Paulo

DANILO M. YOSHIOKA/ESPECIAL METRÓPOLES @danilomartinsyoshioka

“Com vistas a esses objetivos, propomos a concessão de anistia proporcional aos envolvidos nas manifestações de 8 de janeiro de 2023, a depender da gravidade da conduta individual de cada agente”, diz o deputado.

Pelo texto, participantes “pacíficos” dos atos, sem envolvimento em invasões ou depredações, teriam quaisquer penas perdoadas integralmente. Já quem tiver cometido “danos leves ao patrimônio” teria a pena perdoada em 75%.

Danos maiores a bens públicos teriam a pena reduzida em 50%. Quem tiver praticado agressões será perdoado em 25% da pena. Lideranças e organizadores dos atos não teriam direito a nenhum tipo de anistia, de acordo com o projeto.

Isso excluiria, por exemplo, o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de militares e de antigos membros do governo federal, que são apontados como mentores das invasões e de um suposto golpe de estado após as eleições em 2022.

“Não se nega a gravidade dos atos praticados, mas defende-se uma resposta mais proporcional, que desqualifique a narrativa dos possíveis líderes que incentivaram a população à prática de tão grave crime. Tal proposta visa esvaziar as narrativas ainda disseminadas por marginais divulgadores de fake news que atentaram — e ainda atentam — contra o nosso Estado de Direito”, diz o parlamentar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?