Em viagem com Motta e Alcolumbre, Lula pede por IR e faz promessa
Presidente Lula viajou para Japão e Vietnã ao lado da cúpula do Congresso Nacional e de dez ministros do governo
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente Lula aproveitou a recente viagem ao Japão e ao Vietnã com a cúpula do Congresso Nacional para fazer promessas e pedir apoio dos chefes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a projetos de interesse do governo.
Segundo apurou a coluna, Lula ou boa parte dos longos voos conversando Motta e Alcolumbre. Nos diálogos, o petista ressaltou que o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) é a prioridade do governo no Congresso.
O petista também prometeu, segundo relatos, receber mais as bancadas partidárias. Como a coluna já noticiou, integrantes do Centrão e até do PT reclamam que Lula conversa pouco com as lideranças e com as bancadas estaduais da Câmara.
Durante a viagem, que durou uma semana, Lula conversou com a cúpula do Congresso sobre a conjuntura e o cenário político do Brasil. O presidente, segundo relatos, também defendeu a importância de o governo firmar parcerias com países estrangeiros.
Viagem para o Japão
Como a coluna já noticiou, além de Alcolumbre e Motta, Lula convidou o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e os líderes do PP, União Brasil e MDB para acompanhá-lo na viagem que fez ao Japão e Vietnã para firmar parcerias.
O convite fez parte da estratégia de Lula para tentar se aproximar do Centrão, em meio à ameaça de debandada do PP e do União Brasil. As siglas têm ameaçado entregar seus cargos no governo.
Além da cúpula do Congresso Nacional e de lideranças partidárias, o presidente escalou ao menos dez ministros do governo para acompanharem-no na viagem oficial.