Aupen: marca de bolsas é a nova queridinha das celebridades
Inaugurada há pouco mais de dois anos, a label já teve suas criações nos braços de Beyoncé, Taylor Swift e Selena Gomez
atualizado
Compartilhar notícia

Emplacar em pouco tempo uma bolsa como favorita das celebridades A-list não é uma tarefa fácil, mas a marca Aupen conseguiu, com mais de uma! Assimétricas e minimalistas, as bolsas da grife, como a Nirvana, estão entre as novas it bags queridinhas das famosas internacionais, e já foram vistas nas mãos de nomes como Beyoncé, Taylor Swift e Selena Gomez.
Vem saber os detalhes:
- Fundada em Singapura, a marca estreou no último trimestre de 2022, a princípio focada em bolsas de material vegano que imita o couro. Atualmente, no entanto, trabalha com couro de bezerro certificado – mantendo os preços na mesma faixa, abaixo de US$ 500 – e até retalhos de couro de crocodilo.
- Menos de um ano depois de lançada, já havia caído no gosto de celebridades como Taylor Swift. A propósito, a cantora usou uma bolsa Nirvana em uma situação mais do que especial: a primeira aparição pública (imagem em destaque) ao lado do atual namorado, o jogador de futebol americano Travis Kelce.
- O modelo não é o único da Aupen que interessou às celebridades. A marca também trabalha opções como a Purpose, vista nas mãos de Beyoncé, Hailey Bieber e Lindsay Lohan. A Fearless, já usada por Kylie Jenner, enquanto Olivia Rodrigo elegeu uma chamada Joy.
- O catálogo da label, desde o fim de 2023, também inclui joias, como os brincos que conquistaram as atrizes Dakota Johnson e Emma Stone.
- O modelo Nirvana é o único que leva o logotipo da Aupen, em um pingente removível de metal, com formato similar a um feijão.


Bastidores secretos
A empresa, inicialmente, preferia manter o anonimato do fundador. Nicholas Tan, que até então se identificava somente como diretor comercial, itiu posteriormente que havia fundado a label. O empresário, de Singapura e formado em Harvard (EUA), já foi campeão de natação, modelou para várias marcas globais e teve um showroom que introduziu grifes ocidentais no mercado asiático.
“Antes de começar a Aupen, eu tinha alcançado sucesso em várias áreas, desde ser um campeão nacional de natação por Singapura, até ser um modelo de moda, e fazer IPOs de tecnologia”, ele contou ao portal WWD. “Eu não queria ser rotulado em uma categoria ou indústria específica, então é por isso que mantive um perfil discreto.”



Sofisticação discreta
Em entrevista à Glamour, o designer fundador disse que o princípio estético “funkisei”, do Japão, é a inspiração por trás dos formatos assimétricos. O conceito de que, apesar da irregularidade – ou, na verdade, por causa dela – é possível atingir o equilíbrio. Não à toa, a marca foca em um viés inclusivo e discreto, e lançamentos que não se baseiam em estações.
“Nossa cliente é uma garota sofisticada que está procurando por algo discreto, mas atemporal e elegante”, definiu Tan em uma entrevista. “Ela não está necessariamente perseguindo tendências da moda. Acreditamos que os designs esculturais partem das silhuetas retangulares tradicionais que são bastante comuns na maioria das marcas hoje em dia.”



Parceria com a LVMH
A partir da primavera deste ano (o outono do Hemisfério Sul), a Aupen promete uma coleção produzida em conjunto com a LVMH Métiers d’Art, que fornecerá suas equipes especializadas e as instalações na França para fabricá-la. A parceria foi anunciada em julho de 2024. Versátil e discreta, a bolsa Nirvana, como as demais, tem potencial para se tornar um clássico atemporal. Vale ficar de olho!