body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Brechó B ao Quadrado estreia no Metrópoles Fashion & Design 2025

O festival ocorre entre 21 e 23 de maio, no Museu Nacional da República, e reúne brechós, multimarcas e criadores

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nina Quintana/Metrópoles
b ao quadrado brechó festival metropoles design - metrópoles
1 de 1 b ao quadrado brechó festival metropoles design - metrópoles - Foto: Nina Quintana/Metrópoles

Sob o mote “não é velho, é vintage”, a sobradinhense Bethânia Mayara conquistou o público a partir das redes sociais com a curadoria feita para o B ao Quadrado. O brechó será uma das atrações disponíveis para garimpar peças durante o Metrópoles Fashion & Design 2025, que começa nesta quarta-feira (21/5) e vai até 23 de maio, no Museu Nacional da República, em Brasília.

Vem conhecer! 

b ao quadrado brechó festival metropoles design - metrópoles
Bethânia Mayara transformou um perfil de desapegos em um negócio digital durante a pandemia de Covid-19

 

A história por trás do brechó

Foi durante a pandemia de Covid-19 que Bethânia Mayara decidiu encarar o B ao Quadrado como um investimento sério. Em meio à instabilidade e às incertezas do período, ela buscava uma forma de gerar renda extra e, por isso, transformou um perfil de desapegos on-line já existente na página principal do seu negócio. Determinada a fazer dar certo, Bethânia criou uma rotina diária com horários e metas definidas.

Desde os 11 anos, a jovem usa roupas garimpadas em diferentes brechós pela mãe. No entanto, foi na adolescência que desenvolveu a paixão pela moda e descobriu a afinidade com a criação de conteúdo para redes sociais. Em paralelo aos interesses, Bethânia formou-se em serviço social pela Universidade de Brasília (UnB).

b ao quadrado brechó festival metropoles design - metrópoles
Determinada a fazer o negócio crescer, Bethânia estabeleceu uma rotina diária com metas e horários definidos

 

No início, os cenários para fotografar as peças disponíveis no perfil eram improvisados: na ausência de uma parede branca, ela utilizava um varal e diferentes toalhas de mesa guardadas pela mãe. Ainda assim, as produções feitas por ela chamavam a atenção dos internautas, que elogiavam a habilidade em montar combinações esteticamente agradáveis e originais.

b ao quadrado brechó festival metropoles design - metrópoles
O concurso de looks com peças de brechó atraiu milhares de seguidores e destacou a proposta de moda consciente

 

O crescimento do perfil no Instagram ocorreu a partir de um desafio criado por Bethânia. O objetivo era aproximar a comunidade de seguidoras e ajudá-las a resgatar a autoestima — especialmente em um momento em que, devido à pandemia, estávamos todos confinados em casa. 

O quadro intitulado É Pose de Garota reuniu 16 participantes, incentivadas a montar looks completos com pelo menos uma peça garimpada em brechó. De segunda a sexta-feira, os looks eram publicados nos stories do perfil do B ao Quadrado em um formato conhecido como “batalha de looks”, no qual os seguidores votavam nas produções favoritas.

A vencedora da primeira edição recebeu R$ 200 como prêmio. O quadro impulsionou o perfil do brechó, que ganhou cerca de 3 mil novos seguidores, além de atrair a atenção de um patrocinador. Para a segunda edição do desafio, a recompensa aumentou: o primeiro lugar ou a receber R$ 1 mil.

b ao quadrado brechó festival metropoles design - metrópoles
Desde a infância, Bethânia é influenciada pela cultura do brechó, garimpando peças com a mãe

 

“O B ao Quadrado mudou totalmente a minha vida, eu sou muito realizada com o que eu faço”, afirma Bethânia Mayara.

b ao quadrado brechó festival metropoles design - metrópoles
Com conteúdo autoral e curadoria cuidadosa, o B ao Quadrado se consolidou como referência em moda de segunda mão

 

Curadoria e sustentabilidade

Atualmente, o brechó possui duas lojas físicas: uma localizada na Asa Sul e outra em Sobradinho. O acervo é renovado constantemente: são, ao menos, 30 novas opções por dia de garimpos feitos sob o olhar cuidadoso de Bethânia. Ocasionalmente, além das peças encontradas em Brasília, as novidades também chegam de viagens feitas a São Paulo e Belo Horizonte.

Os brechós têm um papel fundamental na promoção da moda circular e de práticas sustentáveis — e o B ao Quadrado vai além do esperado nesse aspecto. Na loja física localizada na Asa Sul, há um espaço para que os clientes possam deixar peças para doação, recolhidas pela ONG Abraçando o Mundo. A organização monta kits de roupas que são distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade e vivem em regiões como Varjão e Estrutural.

b ao quadrado brechó festival metropoles design - metrópoles
Local para recolhimento de peças para doação

 

B ao Quadrado estreia no Metrópoles Fashion & Design 2025

Para contar sua história, mostrar seu trabalho e, principalmente, ampliar o alcance da moda circular, o B ao Quadrado participa pela primeira vez do Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF). Ao público, Bethânia garante um olhar detalhista e uma curadoria diferenciada. 

“Desde o dia que recebemos o convite, estamos preparando uma seleção de garimpos para o festival. Vai ter muita Farm, muita Zara e muitos desapegos de influenciadoras daqui de Brasília”, adianta Bethânia sobre participação do brechó no MFDF 2025.

 

Conheça mais:

10 imagens
O designer Mateus Marques foi responsável por criar a identidade visual do brechó
Diversas opções de calçado estão disponíveis para compra
A loja é toda separada por cores
Detalhes da loja
Bethânia Mayara e sua equipe: Maria Isabel de Sousa, Leilane Ramalho e Joyce Silva
1 de 10

Inspirada pela própria vivência com brechós desde a infância, Bethânia uniu estilo pessoal e empreendedorismo

Nina Quintana/Metrópoles
2 de 10

O designer Mateus Marques foi responsável por criar a identidade visual do brechó

Nina Quintana/Metrópoles
3 de 10

Diversas opções de calçado estão disponíveis para compra

Nina Quintana/Metrópoles
4 de 10

A loja é toda separada por cores

Nina Quintana/Metrópoles
5 de 10

Detalhes da loja

Nina Quintana/Metrópoles
6 de 10

Bethânia Mayara e sua equipe: Maria Isabel de Sousa, Leilane Ramalho e Joyce Silva

Nina Quintana/Metrópoles
7 de 10

Fachada da loja na 412/413 Sul

Nina Quintana/Metrópoles
8 de 10

Jeans disponíveis na loja

Nina Quintana/Metrópoles
9 de 10

Um dos diferenciais do brechó é a montagem dos looks

Nina Quintana/Metrópoles
10 de 10

Detalhes da loja

Nina Quintana/Metrópoles

Metrópoles Fashion & Design Festival 2025

Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.

Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.

Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos e reconhecidos.

Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.

Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.

Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas, além da presença de 10 designers de móveis do DF, que apresentarão criações próprias no festival. São eles: Raquel Chaves, Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames e Samuel Lamas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?