Gucci anuncia polêmico Demna Gvasalia como novo diretor criativo
Designer georgiano deixa a Balenciaga para assumir o cargo como sucessor de Sabato De Sarno, fora da Gucci desde fevereiro de 2025
atualizado
Compartilhar notícia

Após meses de especulações, a Gucci surpreendeu ao anunciar Demna Gvasalia como novo diretor criativo da grife. O designer assume o cargo previamente ocupado por Sabato De Sarno, que não supriu as expectativas ao suceder o aclamado trabalho de Alessandro Michele.
Vem saber mais!

Demna Gvasalia está deixando a Balenciaga, na qual atua desde 2015, para assumir a principal cadeira criativa da Gucci. No anúncio oficial, Demna, de 43 anos, disse se sentir honrado em contribuir com a maison: “estou ansioso para escrever um novo capítulo da incrível história da Gucci”, afirmou.
O anúncio, inesperado dentro do mercado da moda, demonstra a visão que os diretores buscam para o futuro da grife italiana. “Demna trará algo excepcional para a Gucci. Sua maneira de definir a moda hoje é bastante única, e é isso que a marca merece e precisa para o futuro”, afirmou Stefano Cantino, CEO da etiqueta.


Demna da Balenciaga à Gucci
O designer, fundador da Vetements, ganhou reconhecimento mundial por seu trabalho de 10 anos à frente da Balenciaga, em que deu uma nova cara à grife, mas também se envolveu em polêmicas, como acusações de plágio e de apologia à pedofilia. A Balenciaga ainda não anunciou quem assume a direção criativa da marca, que apresentou, no último domingo (9/3), a coleção de outono/inverno 2025 no Paris Fashion Week.
Contudo, esse não foi o último trabalho de Demna à frente da grife. Segundo sca Bellettini, vice-presidente executiva da Kering — holding da qual tanto a Gucci quanto a Balenciaga fazem parte — a coleção final do designer pela marca que comandou por 10 anos será apresentada em 9 de julho, no desfile de alta-costura.


Confira algumas das polêmicas de Demna na Balenciaga: