Marca de Brasília, Lagus lança coleção inédita no MFDF 2025
As ilustrações exclusivas das peças que levam a de Mariana Lagus estarão no MFDF 2025, entre 21 e 23 de maio, no Museu Nacional
atualizado
Compartilhar notícia

Entre as opções de brechós, multimarcas e criadores que o visitante do Metrópoles Fashion & Design 2025 poderá prestigiar, a Lagus se destaca pela inspiração em Brasília, onde foi criada, e nas cores e nuances do Cerrado. A marca brasiliense se diferencia pelo design autoral, sob o comando de Mariana Lagus, que exprime, em cada coleção, interpretações estéticas de elementos da capital e da beleza de suas paisagens, cores e formas.
Vem conhecer!

Com três lojas na cidade, a Lagus se propõe a ser um espaço para a mulher estar, por meio da moda, em contato com a cultura e a alma do Cerrado. As criações de Mariana Lagus nascem de um profundo respeito pela natureza e do desejo de contar histórias que conectam as pessoas ao território. Para a designer, vestir uma peça da Lagus é carregar consigo um pedaço do Cerrado, afirmando com orgulho a conexão com esta terra.
A marca trabalha com coleções temáticas e possui um leque de consumidoras bastante diversificado, formado por mulheres que encontram na etiqueta uma representatividade alegre e colorida.
“O perfil da consumidora da Lagus é uma pessoa alternativa, mas, ao mesmo tempo, que gosta de colorido, estampado. E hoje, a gente atende desde a menininha até senhoras, desde a neta até a avó de muitas famílias”, compartilha.
Um grande diferencial da Lagus é trazer a identidade brasiliense com orgulho. Essa originalidade, com suas estampas únicas e a dos desenhos bastante pessoal, reflexo da relação de Mariana com a cidade, torna a marca ainda mais exclusiva e de design inconfundível.




Lagus no MFDF 2025
Entre 21 e 23 de maio, a Lagus estará presente no Metrópoles Fashion Design Festival 2025, evento no Museu Nacional da República que reunirá multimarcas, brechós e marcas da capital em um encontro que visa fortalecer a cena da moda da cidade. Para o festival, a etiqueta está desenvolvendo uma coleção exclusiva, que será vista em primeira mão nos três dias de evento, das 9h às 21h.
“É uma expectativa muito grande estar dentro de um festival que envolve a autoridade da moda de Brasília. Foi um convite sensacional, já que a Lagus é uma marca autoral da cidade”, afirma Mariana Lagus.
O projeto Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 é realizado com fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (@seturdf), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social Brasileiro – INBRAS.
Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas, além da presença de 10 designers de móveis do DF, que exporão criações próprias no festival. São eles: Raquel Chaves, Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames e Samuel Lamas.