Marcas apostam na tendência do bem-estar para conquistar consumidores
A indústria enxerga, no bem-estar, uma forma de aproximar os produtos dos consumidores e incentivar hábitos saudáveis para a comunidade
atualizado
Compartilhar notícia

A nova proposta da moda não é vender produtos, mas instrumentos que melhorem a qualidade de vida. Como mais uma jogada de marketing da indústria, a tendência wellness (bem-estar, em tradução livre) influencia o consumo baseada no comportamento humano.
Vem entender!

Para a “geração saúde” não basta ser estiloso, o importante mesmo é cuidar de si. Sabendo disso, algumas marcas de moda esportiva estão deixando o caráter da alta performance e investindo em apresentar seus produtos como formas de promover o bem-estar.
Responsável por essa virada de chave, a tendência vem migrando do mercado de cosméticos para a moda e influenciando campanhas de forma direta e indireta. Segundo o Global Wellness Institute, houve um crescimento de 12% na indústria wellness entre 2020 e 2022, que agora vem se intensificando para as roupas.

Como exemplo de etiquetas que usaram da temática em campanhas, a Lululemon surge em destaque. A maior ação publicitária realizada pela empresa até então apresenta a marca canadense a um novo público focando no lado do bem-estar esportivo.
Intitulada Feel (Sinta, traduzido para o português), a campanha vem como um contraposto ao mundo competitivo das corridas. Em vez de incentivar o consumidor a ultraar os adversários, a publicidade convida cada indivíduo a sentir o processo de evolução e cuidados pessoais.
Outro exemplo de sucesso é a marca On, que conquista cada vez mais espaço no mundo fashion. Sua principal campanha, a Dream Together (Sonhe Junto, em tradução livre), contou com a participação da atriz Zendaya e levou a marca para novos horizontes.
Assim como a Lululemon, a promoção trabalha um lado mais sentimental do mundo das corridas, propondo o desenvolvimento mútuo ao convidar os consumidores a sonharem lado a lado. Fora a divulgação, foram realizados ainda um comercial com Zendaya e corridas com atletas famosos em diversos lugares do globo.
Contrapontos da tendência de bem-estar
Como uma moeda de dois lados, a tendência traz pontos positivos, como a própria promoção da saúde. A ideia também abre espaço para discussão sobre como a alta performance pode se tornar uma cobrança por um desempenho inalcançável para muitos consumidores.
Por outro lado, o fato de que as marcas estão apenas se apoiando na narrativa do momento ajuda a relembrar que o principal intuito por trás de cada campanha é o crescimento das vendas. Nem toda marca busca criar produtos ou publicidades que realmente ajudem no bem-estar de forma efetiva, com ativações e exemplos do “mundo real”.
Confira mais exemplos do wellness em campanhas de moda: