Carnaval 2025: veja as produções das rainhas de bateria na Sapucaí
O Carnaval foi um sucesso na Marquês de Sapucaí pelos desfiles das escolas de samba, com destaque para os visuais das rainhas de bateria
Compartilhar notícia

Entre o domingo (2/3) e a terça-feira (4/3), 12 escolas de samba do Grupo Especial entraram na avenida em busca do título de campeã nesse Carnaval 2025, conquistado pela Beija-Flor. No entanto, além dos enredos e das alegorias grandiosas, um dos grandes destaques foram as rainhas de bateria, que brilharam com produções carregadas de significado.
Clique nas imagens para assistir aos vídeos de cada Rainha!

Lorena Raissa – Beija-Flor de Nilópolis
Na Beija-Flor, escola campeã do Carnaval 2025, a rainha Lorena Raissa simbolizou a harmonia entre a música erudita e o samba, homenageando a musicalidade de Laíla e seu talento na fantasia “As Notas Musicais do Maestro”. Além disso, Lorena fez a apresentação campeã grávida de um menino.
Ver essa foto no Instagram
Paolla Oliveira – Acadêmicos do Grande Rio
Paolla Oliveira, na Grande Rio, deu vida à “Lua Encantada”, simbolizando a força feminina ancestral e essa influência sobre os oceanos. “A força feminina que move oceanos também pulsa em cada batida do meu coração”, disse a atriz.
Ver essa foto no Instagram
Viviane Araujo – Acadêmicos do Salgueiro
Viviane Araujo brilhou com a bateria do Salgueiro como o Carcará, ave de rapina conhecida por sua astúcia e resistência. Símbolo de coragem e força, o Carcará representa a bravura do povo do sertão e a garra do samba.
Ver essa foto no Instagram
Evelyn Bastos – Estação Primeira de Mangueira
Evelyn Bastos, rainha da Mangueira neste Carnaval, surgiu como o diamante Pink Star, símbolo da prosperidade material que os negros bantos e seus descendentes buscavam alcançar por meio da ascensão social.
Ver essa foto no Instagram
Maria Mariá – Imperatriz Leopoldinense
Com um look prata com aplicações de búzios e cristais e um costeiro de penas, a Maria Mariá representou o sal em Sapucaí. “O sal representa a necessidade de equilibrar movimento e ordem, ação e paz, força e sabedoria, unindo as energias de Oxalá e Exu”, compartilhou a rainha nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Fabíola de Andrade – Mocidade Independente de Padre Miguel
Na Mocidade, Fabíola de Andrade expôs um alerta ambiental ao representar uma guardiã da natureza. “O desmatamento é retratado como um alerta para o futuro. A mensagem é clara: precisamos agir hoje para garantir um futuro amanhã”, disse a rainha.
Ver essa foto no Instagram
Mayara Lima – Paraíso do Tuiuti
Mayara Lima, da Paraíso do Tuiuti, resgatou a força dos tupinambás com um figurino que evocou o brilho da lua, honrando a força da natureza, a potência da espiritualidade e a conexão com os ancestrais. O desfile homenageava a relação de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, com o grupo indígena.
Ver essa foto no Instagram
Bianca Monteiro – Portela
Bianca Monteiro, da Portela, atravessou a Sapucaí como “A Sua Preta de Palmares”, carregando a força da fé negra e simbolizando esperança, em figurino que evoca a guia de seu povo rumo à voz de Deus.
Ver essa foto no Instagram
Andressa Marinho – Unidos de Padre Miguel
O desfile da Unidos de Padre Miguel resgatou a história de Iyá Nassô, uma das três fundadoras do Candomblé da Barroquinha, com Andressa Marinho, que personificou o candomblé.
Ver essa foto no Instagram
Sabrina Sato – Unidos de Vila Isabel
Sabrina Sato, pela Vila Isabel, encarnou a Rainha Vamp Vila. “Venho representando a rainha que carrega o sangue, que é fonte de energia e vitalidade para a bateria ‘swingada de vampiros’!”, disse a atriz no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Erika Januza – Unidos do Viradouro
Na Viradouro, Erika Januza abriu os caminhos como Malunguinho, entidade espiritual afro-ameríndia que foi líder do Quilombo do Catucá, um dos mais importantes do Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Da Rússia à campeã em Sapucaí
A supermodelo russa Irina Shayk visitou o Brasil para o Carnaval e desfilou pela escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, que se sagrou campeã do grupo especial. Nas redes sociais, ela expressou sua alegria e gratidão pela experiência. “Rio, você tem sido muito mágico! Brasil, estou obcecada por você”, escreveu a modelo, ex-namorada de nomes como Cristiano Ronaldo e Bradley Cooper.

Incidente às vésperas do Carnaval
Um incêndio atingiu uma fábrica de fantasias de Carnaval em Ramos, na zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã de quarta-feira (12/2), poucas semanas antes dos aguardados desfiles. As chamas atingiram a fábrica responsável pela produção de roupas das escolas de samba Império Serrano e Unidos da Ponte, que disputam a Série Ouro.
O fogo resultou em ferimentos em 18 pessoas, com 11 delas em estado grave. Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), Gabriel David, nenhuma escola do grupo especial foi afetada, mas as duas da categoria inferior confirmaram que a fábrica era responsável por toda a produção de suas fantasias para os desfiles.