Paris Fashion Week: outono/inverno 2025 masculino flerta com o couture
Influência da alta-costura marcou presença na Dior e na Jacquemus, enquanto a Louis Vuitton chamou atenção em parceria com o designer Nigo
atualizado
Compartilhar notícia

Os shows das coleções masculinas de outono/inverno 2025/26 deram a largada para o calendário das semanas de moda. Logo após a programação em Milão, os desfiles em Paris foram a segunda parada dos amantes da área nos últimos dias.
Vem saber mais:
- Depois do Milão Fashion Week masculino (17 a 21/1) dar a largada nas semanas de moda de outono/inverno 2025/26, foi a vez de Paris, de 21 a 26 de janeiro.
- Entre as marcas que se apresentaram na capital sa estão labels como Louis Vuitton, Dior e Rick Owens. Por outro lado, houve ausências, como a Givenchy e a Loewe.
- Embora seja dedicado às linhas masculinas, o calendário parisiense também teve desfiles mistos, como na Jacquemus e na Lanvin.

Louis Vuitton
O outono/inverno 2025 masculino da Louis Vuitton propõe uma celebração do streetwear, sem perder o toque preppy de Pharrell, atual diretor criativo da linha, mas também adicionando elementos visuais japoneses, fazendo jus à colaboração com o designer Nigo, que dirige a criação da Kenzo desde 2021.
Os dois artistas têm um histórico de colaborações entre si. Nigo também trabalhou em parceria com a Louis Vuitton anteriormente, tanto em conjunto com Pharrell, em uma collab de óculos em 2004, como em 2020, para uma coleção-cápsula durante a direção criativa de Virgil Abloh.
Na nova coleção, o Japão aparece de diferentes formas, seja nos caracteres bordados, nos órios em formas curiosas ou na cerejeira, que surge na cor rosa de algumas peças e nos itens com formato de flor. O masculino da marca segue atualizando as bolsas com toques criativos e coloridos, enquanto os tênis com aspecto volumoso representam um destaque à parte.




Dior
Kim Jones, diretor criativo do masculino da Dior, resgatou influências da alta-costura como a silhueta H, que propõe um leve acinturado, introduzida pelo fundador nos anos 1950. Ele também apresenta referências ao vestuário feminino em exemplos como um quimono que se assemelha a uma camisola de seda, e detalhes como adornos de laços, mangas drapeadas, decote canoa e saia – em muitos casos, simulada nos paletós e casacos com caimento volumoso abaixo da cintura.
Destaque para os suéteres com design estruturado que desce a partir da nuca, formando uma silhueta que lembra as lapelas de um blazer. Há, também, blusas acetinadas e leves que fazem as vezes de capa, com mangas 3/4 que se abrem no comprimento do braço, casacos que lembram robes orientais e as faixas amarradas na altura dos olhos, como se fossem óculos. Algumas delas, com o nome da grife aparecendo em tecido semitransparente. Para completar, botas com amarração de tecido nas pontas.




Rick Owens
A nova coleção masculina de Rick Owens é sobre priorizar o essencial, mas ainda aos moldes não-convencionais do designer estadunidense, sediado em Paris. O compilado reflete os mais de 20 anos em que o estilista transita entre a capital sa e as cidades italianas de Veneza e Concordia, esta última onde a produção de sua grife homônima ocorre.
Para todas essas viagens, ele carrega consigo somente uma mala de mão, experiência que refletiu na criação do outono/inverno 2025/26, inclusive de forma literal: ele colaborou com a marca de bagagens de luxo Rimowa em uma versão exclusiva da mala Original Cabin.
As peças transitam entre a falta proposital de tecido, com colo, abdômen e pernas à mostra em diversas peças, como tops cropped, minishorts e camisetas com decote profundo e ombreiras, e o excesso dele, em moletons oversized com design fantasmagórico e golas que lembram o imaginário tradicional dos vampiros.
Um dos pontos altos da coleção é o acabamento tridimensional que aparece em alguns itens como as saias e as botas com franjas finas de couro, com um ar de porco-espinho, criadas em collab com o designer francês Victor Clavelly. As texturas também dão as caras na forma de itens com um felpudo mais discreto ou blusões cujos adornos lembram nervuras vegetais.




Hermès
Enquanto os trabalhos citados anteriormente eiam por caminhos mais ousados, a nova coleção masculina de Véronique Nichanian para a Hermès traz roupas para serem vestidas como se você estivesse entrando em uma casa, nas palavras da grife. Para “habitar o tempo”, ou “vestir-se com a sensação de ser acolhido”. Conjuntos de alfaiataria com tecido aveludado, casacos em couro reluzente e uma paleta discreta traduzem esses sentimentos.




Jacquemus
Em um desfile com público enxuto, sem transmissão on-line e sem um cenário paradisíaco, como os anteriores, Simon Porte Jacquemus apresentou uma coleção coed (com visuais masculinos e femininos) que, assim como a da Dior, bebe da fonte da alta-costura na elegância e nos volumes dramáticos.
Simulando um salão, como nos desfiles antigos de couture, o estilista escolheu desta vez o apartamento do renomado arquiteto Auguste Perret como endereço. A decisão, segundo ele, foi dar ênfase nas roupas, carregadas do glamour hollywoodiano dos anos 1950.
Apesar de retornar à edição masculina da Semana de Moda de Paris, após anos de ausência na programação, a maior parte dos looks apresentados contempla o público feminino. Vestidos sereia, hoodies elegantes e volumosos que flertam com a alfaiataria, calças infladas com silhueta balloon e costumes masculinos com shorts curtos.
Entre os detalhes, destaque para o toque felpudo que incrementa alguns dos visuais (um deles inteiramente trabalhado com plumas), os tecidos transparentes, a paleta de cores focada no preto e branco, o mix de cinto de couro e corset, e padronagens retrô, como bolinhas e listras náuticas.




Calendário fashion
A agitação das semanas de moda continua nos próximos dias, com os desfiles de Alta-Costura (27 a 30/1), na capital sa, e a Copenhagen Fashion Week (27 a 31/1), na Dinamarca. Em seguida, começam as apostas da moda feminina de outono/inverno 2025/26 nas quatro fashion weeks mais famosas do mundo: Nova York (6 a 11/2), Londres (20 a 23/2), Milão (25/2 a 3/3) e Paris (3 a 11/3). Continue acompanhando a coluna para saber as principais novidades de cada uma!