body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O que a Internet das Coisas tem a ver com o marketing digital?

Dados coletados pela IoT podem ajudar na geração de insights, personalização da experiência de compra e proximidade com o cliente

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/ Kobus Louw
O que a Internet das Coisas tem a ver com o marketing digital – Metrópoles
1 de 1 O que a Internet das Coisas tem a ver com o marketing digital – Metrópoles - Foto: Getty Images/ Kobus Louw

Quantas vezes você já deu aquela olhadinha na câmera de casa durante um eio com a família ou conferiu a quantidade de os que deu durante o dia? Estamos tão acostumados com a tecnologia integrada à nossa rotina que essas ações acontecem no “modo automático”.

Mas, o que está por trás disso tudo? A Internet das Coisas ou IoT (do inglês, Internet of Things).

Aplicada ao marketing digital, ela pode ser utilizada em diversos estágios do relacionamento entre empresa e cliente, principalmente para coletar dados comportamentais e insights que auxiliam na personalização da jornada de compra.

Que tal conhecer mais sobre o impacto da Internet das Coisas dentro do marketing digital?

Maior variedade de estatísticas comportamentais

A partir da IoT, é possível gerar, coletar e analisar uma enorme quantidade de informações em tempo real. Da geladeira inteligente ao smartwatch, as empresas têm hoje o a um volume massivo de dados comportamentais dos clientes.

Vivemos um boom de dados. De acordo com o estudo Data Age 2025, da IDC (International Data Corporation), espera-se que a quantidade de dados gerados no mundo chegue a 163 zettabytes (um trilhão de gigabytes) este ano, dez vezes mais do que os 16,1 ZB gerados em 2016.

Isso permite melhor entendimento do público-alvo, auxiliando na criação de estratégias mais eficazes. Ao examinar hábitos de compra, é possível mapear tendências e, principalmente, entender o que está por trás delas.

Mas, um ponto é crítico: à medida que os dados crescem em importância e variedade, as marcas precisam focar naqueles que realmente importam.

Analisar cuidadosamente as estatísticas e o que elas indicam é fundamental para uma tomada de decisão mais assertiva.

Personalização da experiência de compra

Outro ponto positivo da Internet das Coisas no marketing digital é a personalização da experiência de compra. A partir da coleta e análise dos dados, uma empresa pode customizar produtos e serviços de acordo com o perfil de cada cliente.

As marcas podem usar dados gerados pela IoT para segmentar interações, anúncios e ofertas, aprimorando a jornada de compra do usuário. Com os wearables, assistentes virtuais e sensores inteligentes, as empresas conseguem mapear preferências em tempo real, antecipar necessidades e sugerir recomendações.

Além de aumentar a satisfação do cliente, essa personalização fortalece a lealdade à marca, criando uma experiência de compra mais fluida, intuitiva e envolvente.

Conexão mais próxima ao cliente

Por fim, a personalização ajuda a construir uma relação mais forte e duradoura com o cliente.

Uma experiência de compra positiva gera confiança na marca, aumentando o engajamento e a probabilidade de novas interações. Assim, cria-se uma conexão emocional que transforma clientes em verdadeiros defensores da marca.

E esse tipo de cliente é extremamente valioso, pois atua como um promotor orgânico, influenciando outras pessoas com base em suas experiências positivas.

Em um mundo cada vez mais conectado, a Internet das Coisas vem se consolidando como uma ferramenta essencial para o marketing digital.

É preciso encará-la como uma forte aliada na geração de dados comportamentais — a base para aprimorar a experiência de compra e fidelizar clientes.

Ana Lívia Artea é content analyst do Brivia Group.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?