body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

As reinações de Narizinho na articulação de Lula, o pato manco

Por que políticos com amor à Pátria só menor do que ao que nutrem por si mesmos ajudariam o impopular Lula a reeleger-se presidente?

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert
O presidente Lula e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann -- Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann -- Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert

Gleisi Hoffmann foi escolhida para ser ministra da Secretaria de Relações Institucionais. Ou seja, será a responsável pela articulação política do governo Lula, que Deus o tenha.

A única articulação política que Lula conhece é pagar para que parlamentares votem a favor dele. Funcionou na época do mensalão, mas deixou de funcionar como nos bons tempos do lulopetismo.

Agora, o governo paga muito mais para não levar o que quer e o parlamento dispõe de uma montanha de dinheiro próprio na forma de emendas de todos os sabores, sem ter que fingir que presta satisfação do rachuncho. O braço judiciário do governo tenta cortar esse nó górdio, sempre com a imparcialidade que lhe é característica, mas a coisa já foi incorporada aos usos e costumes nativos.

Com Gleisi Hoffmann na distribuição do dinheiro dos pagadores de impostos que está nas mãos do Planalto, o patrão acha que a deputaria pode ser razoavelmente organizada. Que, uma vez ministra, ela convencerá a deputaria a fazer um toma lá dá cá menos desvantajoso para o presidente em busca da reeleição.

Como este colunista sempre disse aqui e alhures, Gleisi é a voz de Lula. Sempre foi e sempre será, inclusive quando fustiga Fernando Haddad, nos momentos em que o ministro da Fazenda tenta mostrar que não é poste. Ela tentará cumprir fielmente a missão que lhe foi confiada pelo presidente da República.

A sua missão, no entanto, está fadada ao fracasso, não tanto pela personalidade afável desse doce de pessoa que é Narizinho, mas porque Lula é cada vez mais pato manco. A sua desaprovação é recorde até mesmo pela métrica dos institutos de pesquisa que fazem conta de chegada para favorecê-lo, mas sempre com muita ciência.

Por que políticos com amor à Pátria só menor do que ao que nutrem por si próprios ajudariam um semelhante impopular a reeleger-se presidente da República? Nas suas reinações, Narizinho terá de se haver com essa questão incontornável, que está muito longe de ser shakespeariana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?