body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Estamos cercados de Carecas do INSS. O otimista, no Brasil, é um idiota

O Careca do INSS é produto histórico. A história que o produziu é a da cobiça formativa do Brasil. História sem fim

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
ANTONIO CARLOS CAMILO ANTUNES É CONHECIDO COMO O CARECA DO INSS - METRÓPOLES
1 de 1 ANTONIO CARLOS CAMILO ANTUNES É CONHECIDO COMO O CARECA DO INSS - METRÓPOLES - Foto: Reprodução

O Careca do INSS é produto histórico. A história que o produziu é a da cobiça formativa do Brasil, aquela cobiça insaciável, na loucura do enriquecimento rápido, como escreveu Paulo Prado, lá se vão quase cem anos.

A insanidade das bandeiras, do ciclo do ouro, das monoculturas, do patrimonialismo exacerbado pela República, tudo isso resultou no Careca do INSS, o que não lhe retira as culpas individuais, dá-lhe apenas contexto.

É um personagem vil, de uma vileza que alcança todos os outros criminosos que, no mesmo esquema ou em esquema semelhante, roubaram um total de R$ 6,3 bilhões de 4 milhões de aposentados e pensionistas. Ele não é o primeiro nem será o último a nos causar repulsa. Estamos cercados de Carecas do INSS.

Eles estão na classe política, nos tribunais, nos escritórios de advocacia que são lavanderia de dinheiro e na elite econômica que multiplica a sua riqueza por meio do capitalismo de compadrio, antes industrial, hoje financeiro, uma das faces mais revoltantes do patrimonialismo, visto que atribui publicamente ao mérito o que é favor do Estado comprado a peso de ouro, sempre o nosso, no privado.

Não há esquerda ou direita no país. A ideologia, aqui, é simulacro para a mesma mentalidade primitiva. O que há é a cobiça atávica, selvagem, impiedosa, desavergonhada, que se traduz em quantias cada vez mais grandiosas, em cenário correlato de corrupção sistêmica, de devastação social e de ignorância cultural cujo corolário é a degradação da linguagem, a ostentação e a vulgaridade. Essa história sem fim é o fim antevisto da nossa história.

O fatalista, no Brasil, é antes de tudo um realista. O otimista, no Brasil, é antes de tudo um idiota. Ou um cúmplice.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comMario Sabino

Você quer ficar por dentro da coluna Mario Sabino e receber notificações em tempo real?