body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Anistia: líderes de Lula e Bolsonaro trocam provocação e se desafiam

Líderes do governo e da oposição divergem sobre apoios ao projeto de anistia a condenados pelos atos de 8 de Janeiro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp-Image-2025-04-07-at-12.47.33
1 de 1 WhatsApp-Image-2025-04-07-at-12.47.33 - Foto: null

Os líderes do governo e do Partido Liberal (PL), sigla de Bolsonaro, travam uma disputa na Câmara dos Deputados para medir forças em torno do projeto de anistia aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro. Cada lado busca mostrar que tem mais “bala na agulha” na articulação política e na capacidade de mobilizar votos.

Após o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, declarar que conta com o apoio de 310 deputados favoráveis à anistia, o líder do governo, José Guimarães (PT), disse à coluna se tratar de uma “conta furada” e que é “pouco provável” que o presidente da Casa, Hugo Motta, coloque a pauta em votação.

Sóstenes, por sua vez, rebateu o petista e desafiou o governo a levar a disputa para o plenário da Câmara. “Se o Guimarães diz que a oposição não tem os votos e que vamos perder, então que ele seja o primeiro a incentivar a votação no plenário. Quem está correndo é ele, porque sabe que temos os votos”, provocou.

Obrigado a mudar a estratégia após Motta pedir que os líderes partidários não assinassem o requerimento de urgência, que permite que um texto seja apreciado diretamente no plenário, Sóstenes ou a recolher s individuais para tentar pautar o projeto.

O parlamentar afirmou estar confiante de ter os 257 votos individuais necessários para aprovar o projeto até a próxima semana. “Conversei com o Kassab [presidente do PSD] e com o apoio dele vamos superar os 310 votos”.

Segundo ele, líderes de 8 siglas [PL, União Brasil, PP, Republicanos, PSD, Podemos, Novo e PSDB] já teriam se comprometido a apoiar o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?