body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Gleisi reage após deputado insinuar que ela seria “prostituta”

Ministra Gleisi Hoffmann agradeceu ao presidente da Câmara por representação contra Gilvan da Federal no Conselho de Ética

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Ministra Gleisi Hoffmann
1 de 1 Ministra Gleisi Hoffmann - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI), Gleisi Hoffmann, reagiu às insinuações do deputado Gilvan da Federal sobre supostas referências a ela na chamada “lista da Odebrecht”, que relacionava parlamentares a propinas pagas pela empreiteira. Na quinta-feira (1º/5), o deputado tornou-se alvo de uma representação ao Conselho de Ética da Câmara pelas declarações contra a ministra.

“Quero agradecer ao presidente [da Câmara dos Deputados] Hugo Motta, ao colégio de líderes e à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pela representação ao Conselho de Ética contra o deputado Gilvan da Federal. Além de reagir prontamente às atitudes ofensivas do deputado, que ferem o decoro parlamentar, a representação sinaliza uma atitude rigorosa da Câmara diante de comportamentos abusivos que, infelizmente, têm acontecido. O Parlamento é a casa da democracia e do debate, que se faz por meio de argumentos, não de ofensas. É assim que se respeita a representação popular”, declarou Gleisi.

3 imagens
Gilvan da Federal é alvo de representação ao Conselho de Ética da Câmara após declarações sobre Gleisi
Gleisi Hoffmann destacou representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara
1 de 3

Lindbergh e Gilvan quase chegaram às vias de fato durante sessão da Comissão de Segurança

Reprodução
2 de 3

Gilvan da Federal é alvo de representação ao Conselho de Ética da Câmara após declarações sobre Gleisi

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
3 de 3

Gleisi Hoffmann destacou representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

De acordo com as investigações da Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato, Gleisi foi citada na lista sob o pseudônimo de “Amante”. Durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara, realizada na terça-feira (29/4), Gilvan da Federal fez referência ao suposto apelido, afirmando que a “Amante” deveria ser uma “prostituta”.

“Na época em que esse ex-presidiário [o presidente Lula] foi preso, eu estava na Polícia Federal, e chovia ataque à PF pelo pessoal do PT. Por exemplo, da senadora Gleisi Hoffmann. Hoje, elogiam a PF porque temos um diretor-geral petista. Na Odebrecht, existia uma planilha de pagamento de propina a políticos. Eu citei aqui os nomes ‘Lindinho’ e ‘Amante’, que devia ser uma prostituta do caramba. Teve até deputado que se revoltou. Ou seja, a carapuça serviu. Ele foi mentir na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], se vitimizar, dizendo: ‘Você vai ver, seu bandido.’ Mas digo a ele: não vou representá-lo no Conselho de Ética porque sou homem. Não tenho medo”, disse o deputado.

Vias de fato

Antes dessas declarações, ainda na mesma sessão da Comissão de Segurança, Gilvan entrou em conflito com o deputado Lindbergh Farias, companheiro de Gleisi Hoffmann, após o petista levantar uma questão de ordem, lembrando que o adversário já havia desejado a morte de Lula. Os dois quase chegaram às vias de fato, levando o presidente da comissão, deputado Paulo Bilynskyj, a solicitar apoio da Polícia Legislativa.

Em março, o deputado bolsonarista Gustavo Gayer sugeriu que Gleisi Hoffmann poderia formar um “trisal” com Lindbergh Farias e o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre. A ministra apresentou queixa-crime contra Gayer no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo indenização de R$ 30 mil por danos morais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?