body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Governo Trump se manifesta sobre Moraes pela 1ª vez: “Censura”

Comunicado emitido pelo governo Trump afirma que bloqueio de perfis determinados por Moraes são “incompatíveis com os valores democráticos”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte sobre foto Anna Moneymaker/Getty Images e Igo Estrela/Metrópoles
Itamaraty Alexandre de Moraes Trump
1 de 1 Itamaraty Alexandre de Moraes Trump - Foto: Arte sobre foto Anna Moneymaker/Getty Images e Igo Estrela/Metrópoles

O governo de Donald Trump se manifestou oficialmente, pela primeira vez, sobre o ministro Alexandre de Moraes (STF). Em um comunicado, o Bureau de Assuntos para o Hemisfério Ocidental, vinculado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, classificou como “censura” as decisões do magistrado brasileiro de multar plataformas digitais por não cumprirem ordens de bloqueio de perfis em redes sociais.

“O respeito pela soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil”, diz a nota. “Bloquear o o à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar pessoas que vivem nos Estados Unidos é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão”, afirma o órgão norte-americano.

12 imagens
Elon Musk explica razão de queda no X nesta segunda (10/3)
O presidente americano Donald Trump
Bilionário Elon Musk
O ministro Alexandre de Moraes quer que a PGR analise prisão preventiva para Bolsonaro
1 de 12

Departamento de Estado de Trump emitiu comunicado sobre Moraes

Reprodução
2 de 12

Elon Musk explica razão de queda no X nesta segunda (10/3)

Chesnot/Getty Images
3 de 12

Daniel Ferreira/Metrópoles
4 de 12

O presidente americano Donald Trump

Andrew Harnik/Getty Images
5 de 12

Bilionário Elon Musk

Win McNamee/Getty Image
6 de 12

O ministro Alexandre de Moraes quer que a PGR analise prisão preventiva para Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
7 de 12

O presidente americano Donald Trump

Andrew Harnik/Getty Images
8 de 12

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Reprodução
9 de 12

O ministro do STF Alexandre de Moraes

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
10 de 12

O presidente americano Donald Trump

Andrew Harnik/Getty Images
11 de 12

STF

Vinícius Schmidt/Metrópoles
12 de 12

Andrew Harnik/Getty Images

Na semana ada, a Trump Media & Technology Group Corp, grupo empresarial de Donald Trump, entrou com uma ação contra Moraes em um tribunal dos EUA. O processo foi movido no distrito da Flórida, divisão de Tampa, em conjunto com a empresa Rumble.

No processo, a Trump Media e a Rumble argumentam que ordens de Moraes no âmbito extraterritorial causam “dano irreparável” e violam a liberdade de expressão, um dos princípios dos Estados Unidos. O imbróglio envolve a liberação das redes sociais do militante e comunicador bolsonarista Allan dos Santos, que vive nos EUA após um pedido de prisão expedido por Moraes. O ministro do STF quer manter o bloqueio aos perfis do brasileiro, investigado no chamado Inquérito dos Atos Antidemocráticos.

No mesmo dia, o ministro determinou uma multa de R$ 8,1 milhões à rede social X, de Elon Musk, por descumprimento de decisão judicial que obrigava a plataforma a fornecer dados cadastrais de Allan dos Santos. Em julho do ano ado, Moraes determinou que a plataforma digital apresentasse os dados cadastrais do perfil vinculado ao jornalista, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A rede social de Elon Musk respondeu que “as operadoras do X não coletam dados cadastrais”.

Cassação de visto

O ministro Alexandre de Moraes também é alvo de outra medida aprovada nesta quarta-feira (26/2) pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. O HR 1071, denominado “No Censorship On Our Shores Act” (“Lei Sem Censura em Nossas Costas”, em tradução livre), determina a cassação do visto de autoridades e representantes de governos estrangeiros que tenham violado direitos de liberdade de expressão de cidadãos norte-americanos.

A lei prevê ainda a deportação e o impedimento da entrada dessas pessoas em solo dos Estados Unidos. Caso seja aprovada pelo Congresso dos EUA, a medida poderá atingir Moraes, juízes auxiliares, procuradores de Justiça e agentes da Polícia Federal que tiveram participação nas decisões sobre os bloqueios de perfis nas redes sociais.

A proposta foi apresentada pelos deputados republicanos Darrell Issa e Maria Salazar em setembro do ano ado, em meio à suspensão da plataforma X no Brasil. Na ocasião, Moraes foi mencionado pelos parlamentares e chegou a ter uma foto exibida por Maria Salazar no plenário da Câmara dos Representantes. A matéria ainda terá de ser aprovada pelos deputados e pelo Senado, além de ser assinada pelo presidente Donald Trump para entrar em vigor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?