body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

INSS: “Fraudes são assalto à aposentadoria do brasileiro”, diz Dirceu

Ex-ministro petista classificou o escândalo do INSS como “crime hediondo” e defendeu punição com confisco de bens

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki / Metrópoles
INSS
1 de 1 INSS - Foto: Breno Esaki / Metrópoles

O ex-ministro Zé Dirceu afirmou que o escândalo de corrupção no INSS representa “um assalto à aposentadoria de brasileiros e brasileiras que dependem da Previdência Social”. Em entrevista à coluna no Boletim Metrópoles, o petista defendeu que os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei, inclusive com o confisco de bens para ressarcir os prejuízos causados aos aposentados.

“Isso não é uma crise, é um assalto à aposentadoria. É uma infâmia que tem que ser tratada com o rigor da lei. Os responsáveis devem responder por isso, principalmente com os seus bens, para repor o que foi desviado dos aposentados”, disse.

Dirceu classificou o caso como um “crime hediondo” e criticou o envolvimento de sindicatos no esquema. “É de uma gravidade única roubar o aposentado para comprar carro de luxo. É um crime hediondo, praticamente, pensar que ainda utilizaram os sindicatos, o que depõe contra algo importante para o trabalhador”, afirmou.

Ele também comentou o enfraquecimento dessas entidades, atribuindo-o às reformas trabalhista e sindical: “Aliás, os sindicatos têm perdido força até em função da própria legislação das reformas trabalhistas e sindicais, que tirou as fontes de financiamento dos sindicatos e desarmou os trabalhadores na hora da negociação.”

O ex-ministro rejeitou ainda que o prejuízo fique nas costas da população. “Nós, os contribuintes, pagadores de impostos, vamos pagar pelos desvios?”, questionou. A posição de Dirceu é semelhante à do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também defendeu o ressarcimento integral dos valores desviados, com responsabilização patrimonial dos envolvidos.

Por fim, Zé Dirceu afirmou que o governo Lula não tem nada a temer com as investigações. “Cada um responde pelo que fez.” Sobre a citação ao irmão do presidente, declarou que não há nada contra o Frei Chico até o momento. “Não creio que ele tenha participado disso.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?