body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Reposição hormonal pode empoderar a mulher no sexo durante a menopausa

Ginceologista explica como a reposição hormonal pode ajudar mulheres a prolongar a vida sexual

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
sexo/casal
1 de 1 sexo/casal - Foto: Getty Images

A maturidade deixou de ser sinônimo de fim da vida sexual. Um novo olhar sobre o corpo e o desejo feminino tem ganhado força entre mulheres mais velhas, que hoje vivem sua sexualidade de forma ativa. Um dos exemplos desse movimento de empoderamento sexual é a personagem Odete Roitman.

Ao interpretar Odete, a atriz Débora Bloch trouxe para o centro do debate a sexualidade de mulheres mais velhas, principalmente depois da menopausa.

Débora Bloch no papel de Odete Roitman

Uma dos motivos que justifica e, ao mesmo tempo, promove essa mudança no olhar e no estilo de vida é a terapia de reposição hormonal (TRH), que ajuda a minimizar os desconfortos que surgem com a queda dos hormônios, principalmente na menopausa.

A ginecologista Loreta Canivilo, especialista em saúde hormonal feminina, explica que reposição de hormônios é recomendada para aquelas que estão a mais de um ano sem menstruar, no intuito de melhorar a qualidade de vida.

“Com a falência da capacidade reprodutiva, ou seja, a ausência da menstruação, essas mulheres acabam tendo sintomas como calores, insônia, perda de ócio e sintoma gênito urinário, dor para relação, dor para fazer xixi. Além disso, ocorre a secura vaginal e a diminuição da libido afetando diretamente a vida sexual”, detalha a profissional.

A reposição hormonal pode começar aos 40 anos

Influência na vida sexual

A diminuição da libido durante a menopausa é uma das queixas mais frequentes entre as pacientes. Um dos motivos pelos quais isso ocorre são as alterações da mucosa vaginal, o que gera dor e desconforto nas relações sexuais.

“A reposição hormonal sistêmica, ou seja, pelo gel adesivo ou via oral, mais uma ação tópica quando necessário, ou seja, com o hormônio dentro da vagina, vão melhorar a qualidade de vida dessa mulher”, afirma a médica.

Por isso, Loreta reforça que a reposição hormonal melhora, em muitos casos, significativamente o desejo sexual.

10 imagens
O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida
Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional
Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do <b>Metrópoles</b>, traz dicas para melhorar sua vida sexual
O sexo não deve causar dor
1 de 10

O bem-estar sexual é considerado um dos pilares da boa saúde pela OMS

Getty Images
2 de 10

O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Getty Images
3 de 10

A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida

Larry Williams/Getty Images
4 de 10

Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional

Getty Images
5 de 10

Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do Metrópoles, traz dicas para melhorar sua vida sexual

George Doyle/Getty Images
6 de 10

O sexo não deve causar dor

Getty Images
7 de 10

Pessoas sexualmente ativas devem fazer exames médicos periodicamente para assegurar a saúde

Getty Images
8 de 10

Brasileiro inicia vida sexual aos 18 anos e tem, em média, 10 parceiros na vida, indica pesquisa conduzida pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Getty Images
9 de 10

O sexo é considerado uma atividade física

Mizuno K/Pexels
10 de 10

A prática traz diversos benefícios. Queima calorias, melhora a autoestima, aumenta a qualidade do sono, diminui o estresse, colabora com a saúde cardiovascular etc

Adam Kontor/Pexels

A importância de uma vida saudável e equilibrada

Loreta pontua que, apesar da reposição de hormônios ajudar muito para manter a libido, mulheres jovens e mais velhas devem equilibrar o tratamento com uma vida saudável.

“Com certeza é uma mulher que terá melhor em qualidade de vida. Se essa mulher repõe o hormônio, faz a dieta e faz exercício, ela construiu o envelhecimento de forma bem equilibrada”, acrescenta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?