body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Sem excessos! O que provoca superestimulação sexual e como evitá-la

Superestimulação sexual ocorre quando o sistema nervoso é sobrecarregado por vários fatores, não necessariamente o uso excessivo de sex toys

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
sex toys
1 de 1 sex toys - Foto: Getty Images

Você já deve ter ouvido alguma história de alguém que experimentou um novo sex toy e gostou tanto que não conseguiu mais sair e – opa! – ficou um pouco dolorido. A superestimulação com brinquedos sexuais, mesmo rara, é possível.

Contudo, ela não é exclusivamente nem necessariamente provocada pelo uso do vibrador em excesso, mas ocorre quando os nervos ficam mais sensíveis devido à estimulação prolongada ou intensa.

A psicóloga e terapeuta sexual Ana Paula Nascimento aponta que a superestimulação é um estado em que o sistema nervoso, sensorial ou emocional, é sobrecarregado por estímulos excessivos.

Sex toys térmicos Lora DiCarlo
A superestimulação sexual ocorre quando os nervos ficam sobrecarregados por estímulos

“Isso pode ocorrer em várias situações, mas, no contexto da sexualidade, refere-se a uma intensidade excessiva de estímulos sexuais que pode levar a desconforto, ansiedade, ou até uma diminuição do prazer”, acrescenta.

Por que isso acontece?

  • Exposição excessiva: estar exposto a múltiplos estímulos sensoriais de uma só vez, como sons, visões e toques, pode sobrecarregar os sentidos.
  • Expectativas irrealistas: o consumo de pornografia ou experiências sexuais que promovem altos níveis de excitação pode criar expectativas que levam à superestimulação.
  • Falta de relaxamento: quando o corpo e a mente não estão relaxados, a sensação de excitação pode se tornar demais.
  • Uso de brinquedos: brinquedos sexuais que têm configurações de vibração muito altas ou recursos excessivos podem gerar superestimulação.
Foto colorida de mãos femininas segurando um sex toy cor de rosa em uma loja - Metrópoles
Explorar diferentes zonas erógenas, como nádegas, pescoço, orelhas e parte interna das coxas por meio do toque e da vibração pode ser um processo de descoberta prazeroso

A profissional acrescenta que, além disso, vários fatores podem contribuir para a superestimulação. “Como um ambiente excessivamente estimulante (ruído alto, luzes brilhantes, etc.) pode contribuir para a sobrecarga sensorial e mudanças no estado emocional, como ansiedade, estresse e outras emoções intensas, podem exacerbar a sensação de superestimulação.”

“Além disso, o uso constante de dispositivos digitais e mídias sociais pode aumentar a sensibilidade a estímulos”, complementa Ana Paula.

10 imagens
O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida
Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional
Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do <b>Metrópoles</b>, traz dicas para melhorar sua vida sexual
O sexo não deve causar dor
1 de 10

O bem-estar sexual é considerado um dos pilares da boa saúde pela OMS

Getty Images
2 de 10

O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Getty Images
3 de 10

A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida

Larry Williams/Getty Images
4 de 10

Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional

Getty Images
5 de 10

Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do Metrópoles, traz dicas para melhorar sua vida sexual

George Doyle/Getty Images
6 de 10

O sexo não deve causar dor

Getty Images
7 de 10

Pessoas sexualmente ativas devem fazer exames médicos periodicamente para assegurar a saúde

Getty Images
8 de 10

Brasileiro inicia vida sexual aos 18 anos e tem, em média, 10 parceiros na vida, indica pesquisa conduzida pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Getty Images
9 de 10

O sexo é considerado uma atividade física

Mizuno K/Pexels
10 de 10

A prática traz diversos benefícios. Queima calorias, melhora a autoestima, aumenta a qualidade do sono, diminui o estresse, colabora com a saúde cardiovascular etc

Adam Kontor/Pexels

Como evitar a superestimulação ao usar brinquedos sexuais

Para evitar a superestimulação ao usar brinquedos sexuais, considere as seguintes dicas importantes da especialista:

  • Comece devagar: inicie com configurações de vibração mais baixas e aumente, gradualmente, a intensidade conforme se sentir confortável.
  • Crie um ambiente tranquilo: certifique-se de que o espaço em que você está é calmo e relaxante. Desligue distrações, como TVs ou músicas muito altas.
  • Defina limites: estabeleça limites claros em relação ao tempo e à intensidade do uso do brinquedo. Pausas entre sessões podem ajudar a manter a sensibilidade.
  • Combinação de estímulos: ao usar brinquedos, combine-os com outras formas de toque e sensualidade, em vez de depender exclusivamente da estimulação do brinquedo.
  • Comunique-se: se estiver usando brinquedos com um parceiro, converse sobre suas preferências e sentimentos, ajustando a experiência conforme necessário.
  • Mindfulness: pratique a atenção plena para estar mais sintonizado com seu corpo, ajudando a evitar a sensação de sobrecarga.

“Compreender a superestimulação e como evitá-la ao usar brinquedos sexuais pode aprimorar a experiência sexual e promover uma maior conexão consigo mesmo ou com o parceiro”, acrescenta Ana Paula.

A especialista destaca que, ao adotar essas práticas, é possível desfrutar de uma sexualidade mais satisfatória e consciente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?