body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Sexo aumenta a felicidade? Pesquisas comprovam que sim

Nesta quinta-feira (20/3), quando se celebra o Dia Mundial da Felicidade, saiba o valor do sexo quando se quer ficar mais feliz

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
casal / relacionamento
1 de 1 casal / relacionamento - Foto: Getty Images

Você está feliz com sua vida sexual? A resposta depende, claro, do interlocutor. Uma relação sexual pode ser extremamente prazerosa e trazer benefícios à saúde. Afirmar que a satisfação só vem do prazer físico seria intuitivo – mas não é isso que os dados mostram.

Nesta quinta-feira (20/3), quando se comemora o Dia Internacional da Felicidade, a coluna Pouca Vergonha destaca como o sexo pode ser um grande impulsionador desse sentimento.

A especialista em sexualidade e relacionamento Julia Giànerinni ressalta que toda vez que nos relacionamos sexualmente com alguém, ocorre a liberação hormonal de oxitocina, dopamina, serotonina, testosterona, endorfinas e prolactina.

“A prática sexual, quando satisfatória, eleva a autoestima e a confiança daquele indivíduo, favorecendo a felicidade e a satisfação geral com a vida”, comenta. “Ou seja, fortalece o bem-estar, o vínculo afetivo, a redução de estresse e a conexão emocional do casal.”

Pesquisas mostram que dormir com a parceria pode melhorar o sono e o bom-humor

Segundo e pesqisa publicado no Personality and Social Psychology Bulletin, na manhã seguinte a uma atividade sexual, as pessoas costumam ficar mais felizes. Para chegar a essa conclusão, foram observados 152 universitários por meio da manutenção de diários para registro dos comportamentos sexuais e emocionais de cada estudante.

De acordo com o estudo, qualquer tipo de experiência sexual pode ser capaz de melhorar o bem-estar e aumentar os níveis de felicidade. Entretanto, os pesquisadores perceberam que, apesar de algumas pessoas estarem mais felizes, isso não aumentava a recorrência do comportamento sexual, ou seja, o número de encontros íntimos não aumentava só porque o indivíduo estava mais contente.

Psicólogos que conduziram o estudo acreditam que os resultados apontam que sexo é um “meio” para que haja mais carinho, logo, as pessoas ficariam mais felizes.

5 imagens
Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar
O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
1 de 5

O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Getty Images
2 de 5

Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

Getty Images
3 de 5

O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono

Getty Images
4 de 5

É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

Getty Images
5 de 5

No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança

Getty Images

“Nada como a experiência e a liberdade poética de explorar o que quisermos na hora do sexo. Cada um sabe e age dentro das suas limitações e valores, mas o sexo é o lugar no qual as pessoas têm mais liberdade”, pontua a especialista em sexualidade e relacionamento.

Além disso, a profissional salienta que “todo sexo é sinônimo de felicidade se ele estiver bem alinhado entre o casal, se houver comunicação, permissão de testar coisas novas, entendimento de que ninguém sabe mais do próprio prazer do que nós mesmos.”

Julia sugere, por fim, alinhar as expectativas e buscar uma comunicação sem julgamentos. “E,  principalmente, o autoconhecimento”, a fim de alcançar uma felicidade extraordinária no sexo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?