body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

BPC: 1 mi de ações sobre benefício a PCDs e idosos aguardam julgamento

Ações sobre BPC – na mira do corte de gastos – levam cerca de um ano para serem julgados

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
imagem colorida de agência do INSS precatórios BPC - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de agência do INSS precatórios BPC - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Alvo do corte de gastos do governo Lula, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem mais de 963,3 mil processos à espera de julgamento em diferentes tribunais, mostram dados do DataJud compilados pela coluna. A maioria deles remete a pessoas com deficiência, para as quais há 854,1 mil ações aguardando uma decisão para pagar o benefício. Outros 109,2 mil são voltadas a idosos.

A imensa maioria das ações recai sobre os Tribunais Regionais Federais (TRFs). O TRF da 1ª Região (TRF-1) – que atende Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins – tem 405,2 mil casos sobre BPC, o equivalente a 42%.

Já o TRF da 5ª Região (TRF-5), que atua em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe, ocupa o segundo lugar, com 298,6 mil processos (ou 31% do total). A terceira posição é do TRF da 3ª Região (TRF-3), que compreende São Paulo e Mato Grosso do Sul e soma 95,1 mil processos.

Confira:

Não é possível afirmar que os 963,3 mil casos se refiram à mesma quantidade de pessoas. Isso ocorre porque há possibilidade de haver ações coletivas.

Quanto tempo levam as ações sobre BPC

O aponta que ações sobre BPC levam, em média, quase um ano até o primeiro julgamento.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por sua vez, é a Corte que mais leva tempo para decidir: 4 anos, 2 meses e 5 dias – ou 1.525 dias. Em seguida, vem o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), com 3 anos, 3 meses e 10 dias (ou 1.195 dias). O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por sua vez, contabiliza 3 anos, 1 mês e 9 dias (ou 1.134 dias) em média.

Veja:

“Um dos efeitos mais imediatos desses dados é potencializar esse cenário e, automaticamente, também, o tempo de espera, porque a judicialização nada mais é do que a dificuldade de ar o direito que deveria ser garantido”, afirmou a professora de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB) Hayeska Barroso.

O DataJud, base de dados desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reúne informações de processos em tribunais brasileiros de janeiro de 2020 até outubro de 2024. No caso em questão, a coluna filtrou os benefícios assistenciais voltados exclusivamente aos dois públicos.

Recorde de ações em 2024

O número de processos sobre o benefício para pessoas com deficiência bateu recorde neste ano – ainda que os dados sejam parciais, até outubro –, considerando números desde 2020. O montante subiu 25,1% em relação ao ano ado: são 854,1 mil em 2024 ante 682,4 mil em 2023. O aumento é puxado, sobretudo, pelo crescimento de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido ao maior o ao diagnóstico.

Já o de idosos caiu 39,5%. Neste ano, a soma alcançou 49,7 mil ações até outubro, em comparação às 82,1 mil de 2023.

O BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), paga um salário mínimo mensal a idosos a partir de 65 anos e a pessoas com deficiência de baixa renda. Nesse último caso, devem existir impedimentos que as impossibilitem de participar efetivamente da sociedade, segundo a definição do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O alto número de benefícios concedidos nos últimos anos tem pressionado o governo em relação às contas públicas. No atual cenário de corte de gastos, o BPC entrou na mira do governo federal – o que pode vir a impactar na concessão de novos benefícios, segundo o professor de Economia da UnB Carlos Eduardo Ramos:

“Em termos macroeconômicos, tem muita influência. Teoricamente, está se fazendo uma triagem mais cuidadosa, mais criteriosa para evitar fraudes, assim como em muitos programas”, disse.

Para obter o benefício atualmente, é necessário que a renda por pessoa da família seja igual ou menor a 25% do salário-mínimo e inscrição no Cadastro Único. Além desses critérios, pessoas com deficiência também precisam ar por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“O cálculo per capita é muito restritivo. Ele focaliza o que já é focalizado, é seletivo. E essas propostas de mudança mais recentes colocam isso no centro do jogo”, continua Barroso.

Como o Metrópoles mostrou, há três ideias de mudança. A primeira reside em somar rendimentos brutos mensais de membros da família, sem deduções previstas em lei. Já a segunda quer revogar a não contabilização de benefícios da seguridade social de um membro da família para ser elegível ao BPC. A última a por mudar a definição de família, permitindo a adesão de membros sem coabitação em casos específicos.

Não se trata de aposentadoria. Por isso, para recebê-lo, não é necessário já ter contribuído para o INSS. “O BPC não vai possibilitar a saída da condição de vulnerabilidade social, mas vai possibilitar melhoria de alguns aspectos da qualidade de vida”, finaliza a docente.

5 imagens
Agência do INSS em greve
Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Agência do INSS faz atendimento de aposentados
1 de 5

As nomeações, estaria previstas para ocorrer até o dia 4 de maio de 2025.

Reprodução
2 de 5

Agência do INSS em greve

Agência Brasil
3 de 5

Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Marcelo Camargo/Agência Brasil
4 de 5

Agência Brasil
5 de 5

Agência do INSS faz atendimento de aposentados

Agência Brasil

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?