Rachadinha de Janones: Deltan pede que PGR cancele acordo com deputado
Após firmar acordo com PGR que previa issão de rachadinha, Janones alegou nas redes sociais que não confessou crime nenhum
atualizado
Compartilhar notícia

Ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal, Deltan Dallagnol (Novo-PR) entrou com representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o órgão rescinda o acordo que fez com o deputado federal André Janones (Avante-SP) no caso das rachadinhas.
O Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) foi firmado pela PGR e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 19, sob a condição de Janones confessar a prática da infração e ressarcir R$ 131,5 mil à Câmara dos Deputados, além do pagar multa de R$ 26,3 mil.
Em meio a críticas da oposição, o deputado publicou um vídeo nas redes sociais alegando que não confessou nenhum crime, o que não é verdade.
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32) pic.twitter.com/OGB42rNaGx
— André Janones (@AndreJanonesMG) March 20, 2025
“Dessa forma, considerando que o pronunciamento do requerido [Janones] diverge do que foi declarado por ele no ANPP homologado pelo Exmo. Ministro Fux, está-se adiante da quebra do acordo, eis que o Requerido teria mentido para a PGR quando aceitou a proposta da ANPP”, escreveu Deltan.
O caso da rachadinha de Janones foi revelado pela coluna de Paulo Cappelli, no Metrópoles, em novembro de 2023. Em áudio gravado durante reunião na Câmara, em 2019, o parlamentar foi flagrado cobrando parte dos salários de servidores de seu gabinete para arcar com despesas pessoais e recompor seu patrimônio, que, segundo ele, teria sido “dilapidado” no decorrer da campanha eleitoral de 2016 para a Prefeitura de Ituiutaba (MG).