body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

INSS: ministro de Lula se reúne com entidade suspeita e omite agenda

Entidade foi alvo da PF por descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário
1 de 1 Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), se encontrou nessa quarta-feira (7/5) com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), entidade alvo da Polícia Federal (PF) por descontos indevidos em aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O encontro, no entanto, foi omitido da agenda oficial de Paulo Teixeira. Ele também não postou nada em suas redes sociais.

Após a publicação desta matéria, a assessoria de imprensa do MDA entrou em contato com a coluna para informar que o prazo para incluir e atualizar agendas no sistema e-Agendas do governo federal é, legalmente, de sete dias. Além disso, explicaram que o encontro do ministro com a Contag foi divulgado no story do Instagram da pasta. Esse tipo de publicação tem duração de 24 horas. Por fim, o Ministério do Desenvolvimento Agrário reiterou que Paulo Teixeira não tem nada a esconder.

Próxima ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), a Contag é a associação com o maior volume de descontos de aposentados e pensionistas do INSS. Mesmo tendo sido alvo de mandado de busca e apreensão na Operação Sem Desconto, a entidade foi poupada do pedido de bloqueio de recursos da Advocacia-Geral da União (AGU).

Agenda do ministro Paulo Teixeira sem reunião com entidade envolvida em descontos do INSS
Agenda do ministro Paulo Teixeira sem reunião com entidade envolvida em descontos do INSS

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

9 imagens
Polícia Federal cumpre mandados de busca na operação Sem Desconto
Ministro Paulo Teixeira
1 de 9

IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
2 de 9

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
3 de 9

Polícia Federal cumpre mandados de busca na operação Sem Desconto

BRENO ESAKI/METRÓPOLES
4 de 9

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
5 de 9

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
6 de 9

Ministro Paulo Teixeira

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 9

Fachada da Previdência Social

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
8 de 9

PF fez buscas durante operação Sem Desconto

BRENO ESAKI/METRÓPOLES
9 de 9

Polícia Federal deflagrou operação por fraudes no INSS

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela PF e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela corporação na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril, e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

O encontro entre Paulo Teixeira e a Contag

No encontro, a diretoria da Contag entregou a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2025 ao ministro de Lula. Segundo a entidade, o documento aponta o compromisso dela com a inclusão produtiva e as práticas sustentáveis de baixo carbono na agricultura familiar, com a transição agroecológica e com reforma agrária, entre outros temas.

Outros integrantes do governo Lula estavam presentes na reunião, como as secretárias-executivas da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelli Mafort, e do MDA, Fernanda Machiaveli. Também participaram os presidentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Preto, e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi.

Além da ausência na agenda oficial de Teixeira, a reunião não consta nas redes sociais do MDA e do próprio ministro. Só a própria Contag divulgou. Veja:

O INSS informou, nesta sexta-feira (9/5), que fará a devolução de R$ 292 milhões, entre 26 de maio e 6 de junho, para aposentados e pensionistas. O bloqueio se deu devido à série de reportagens sobre a farra no instituto.

O que diz o MDA

Leia a íntegra da nota:

“Fundada há 62 anos, a Contag é a maior confederação de trabalhadores do campo no Brasil e ajudou a formular as principais políticas públicas para a agricultura. O MDA dialoga não apenas com ela, mas com todas entidades afins. Sempre respeitamos o princípio da presunção de inocência. Terminadas as investigações, os responsáveis por ilegalidades devem ser punidos nos termos da lei e as vítimas, ressarcidas.

Cabe lembrar que os desvios no INSS começaram no governo anterior e foram descobertos pela PF e pela CGU graças ao atual governo.”

O que diz o MST

Leia a íntegra da nota:

“A Contag é assim como o MST, uma entidade que representa os Trabalhadores Rurais, porém se tratam de entidades distintas, e não a mesma”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?