body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

STJ absolve homem negro que furtou pacotes de frango de R$ 24

STJ aplicou o princípio da insignificância ao caso, isto é, quando um ato não tem relevância o suficiente para ser penalizado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
STJ
1 de 1 STJ - Foto: null

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolveu um homem negro que furtou três pacotes de frango, de R$ 8 cada, no Mercadão Municipal de Três Corações (MG). Na decisão, dessa terça-feira (1º/4), a Corte aplicou o princípio da insignificância – ou princípio da bagatela –, que incide sobre atos sem relevância suficiente para serem penalizados.

Todos os ministros do colegiado seguiram o voto do desembargador convocado Otávio de Almeida Toledo. Não houve debate sobre o caso.

A denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) aponta que o acusado portava uma faca de cozinha, mas não tinha porte de arma. Antes do furto, o homem teria pedido dinheiro a uma mulher, que negou. Diante da resposta, teria lhe atirado moedas no rosto, mas sem machucar. O caso ocorreu em outubro de 2019.

O réu, então, entrou no estabelecimento e pediu comida. Segundo o MPMG, o homem furtou os pacotes de frango de um freezer aberto enquanto um funcionário buscava uma marmita. Policiais militares teriam encontrado a faca na cintura dele durante a abordagem.

Antes do STJ

O homem havia sido absolvido do furto em primeira instância, mas condenado a 15 dias de prisão em regime aberto pelas vias de fato. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), porém, acolheu recurso do MPMG, que argumentou que não poderia haver princípio da insignificância diante da prática de duas contravenções penais – porte de arma e praticar vias de fato (no caso, atirar moedas) – apesar do baixo valor. No STJ, porém, a discussão girou em torno do princípio da insignificância.

7 imagens
Fachada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília
1 de 7

Brasília (DF), 09/10/2017 Fachadas - STJ - Superior Tribunal de JustiçaLocal: St. de istração Federal Sul Qd 6 Trecho III Lote 1 - Zona Cívico-istrativaFoto: Felipe Menezes/Metrópoles

Felipe Menezes/Metrópoles
2 de 7

Felipe Menezes/Metrópoles
3 de 7

Fachada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília

Felipe Menezes/Metrópoles
4 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 7

Divulgação
6 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 7

Hugo Barreto/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?