body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Vacina contra a dengue “100% nacional” de Lula tem parceria dos EUA

Vacina contra a dengue produzida pelo Butantan é feita em parceria com NIH, o Instituto Nacional de Saúde Americano, e a farmacêutica MSD

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alckmin, Nísia e Lula no anúncio de produção de vacina contra a dengue
1 de 1 Alckmin, Nísia e Lula no anúncio de produção de vacina contra a dengue - Foto: null

Anunciada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “100% nacional”, a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan é feita em parceria com instituto e farmacêutica dos Estados Unidos.

O anúncio do governo federal da fabricação em larga escala da primeira vacina contra a dengue “100% nacional” e em dose única foi realizado nessa terça-feira (25/2), no Palácio do Planalto. O evento contou com presenças do próprio presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de Nísia Trindade, em um de seus últimos atos como ministra da Saúde.

No entanto, o Instituto Butantan ite no próprio site que o imunizante é feito “em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Americano (NIH) e a farmacêutica MSD”.

Procurado, o Ministério da Saúde confirmou à coluna que não se trata de um produto totalmente desenvolvido no Brasil. Segundo a pasta, o imunizante se baseia nos estudos de vírus vacinais do NIH e a MSD procurou o Butantan para “firmar uma parceria de compartilhamento de tecnologias e conhecimentos”. A vacina da instituição seria a primeira licenciada para testes clínicos.

“A vacina do Butantan é baseada nos estudos de vírus vacinais que foram realizados pelo Instituto Nacional de Saúde Americano (NIH), licenciados para diversas empresas, incluindo o Instituto Butantan. Desde 2010, o Butantan vem desenvolvendo a tecnologia para a vacina e conduziu os estudos clínicos posteriores”, afirmou a pasta, em nota.

“Além disso, devido ao fato da vacina do Butantan ter sido a primeira entre as licenciadas a avançar nos estudos clínicos, o Instituto foi procurado pela empresa multinacional MSD (Merck Sharp & Dohme Research GmbH) para firmar uma parceria de compartilhamento de tecnologias e conhecimentos, visto que a vacina da MSD ainda se encontra em fases anteriores”, prosseguiu.

Post divulgado pelo governo Lula diz erroneamente que vacina contra a dengue produzida pelo Butantan é "100% nacional"
Post divulgado pelo governo Lula diz erroneamente que vacina contra a dengue produzida pelo Butantan é “100% nacional”

O anúncio da vacina contra a dengue ocorreu em meio à fritura de Nísia Trindade, que via o cargo na berlinda diante da pressão do Centrão, da falha nas entregas à frente da pasta e da falta de uma marca da gestão para o governo até ser demitida nessa terça-feira. O substituto dela é o ministro da Secretaria de Relações Institucionais e deputado federal licenciado, Alexandre Padilha (PT).

Doria também anunciou vacina “100% nacional”, mas itiu equívoco

Em março de 2021, o então governador de São Paulo, João Doria, anunciou o desenvolvimento de uma vacina totalmente nacional contra a Covid – a ButanVac, que teve os testes interrompidos em agosto ado – também pelo Butantan.

O imunizante, porém, usava parte da tecnologia da Escola de Medicina Icahn do Instituto Mount Sinai, nos Estados Unidos. A descoberta desse fato, só depois itido por Doria, gerou críticas ao político e empresário.

6 imagens
Contudo, quantidade ficou 36% abaixo do previsto
Total atenderia a toda a população de 10 a 14 anos da capital federal
No entanto, quantidade prevista inicialmente era de 194 mil
Capital do país recebeu 71 mil doses
Chegada das doses da vacina Qdenga à Rede de Frio do Distrito Federal
1 de 6

Aumento de casos da doença em SP preocupa alguns municípios

Getty Images
2 de 6

Contudo, quantidade ficou 36% abaixo do previsto

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
3 de 6

Total atenderia a toda a população de 10 a 14 anos da capital federal

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
4 de 6

No entanto, quantidade prevista inicialmente era de 194 mil

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
5 de 6

Capital do país recebeu 71 mil doses

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
6 de 6

Chegada das doses da vacina Qdenga à Rede de Frio do Distrito Federal

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Produção de vacina contra a dengue

Segundo o governo, a produção da vacina contra a dengue ocorrerá por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL), do Ministério da Saúde, que integra o Complexo Econômico-Industrial da Saúde. A promessa é dar autonomia ao Sistema Único de Saúde (SUS) e fabricar 60 milhões de doses de vacina contra a dengue por ano a partir de 2026.

A expansão na produção da vacina contra a dengue deve vir acompanhada do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O investimento divulgado é de R$ 1,26 bilhão.

Essa vacina contra a dengue é a primeira a ser desenvolvida para aplicação em dose única. Conforme os testes do Butantan, a faixa etária será de 2 a 59 anos. O instituto aguarda o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mosquito - Metrópoles
Com 2 mil casos de dengue desde a volta das chuvas, o Governo do Distrito Federal (GDF) aprovou na Câmara Legislativa a nomeação de 800 novos agentes de saúde para 2024

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?