body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Yanomami: MJSP investiga extravio de munições da Força Nacional

Também investiga o uso de duas granadas em área de garimpo. Povo Yanomami viveu crise de fome e de desnutrição

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Evilene Paixao/Hutukara
Foto colorida de área de garimpo ilegal na terra Yanomami - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de área de garimpo ilegal na terra Yanomami - Metrópoles - Foto: Evilene Paixao/Hutukara

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) investiga o extravio de ao menos nove cartuchos, três munições e um rádio APX em Terra Indígena (TI) Yanomami em Roraima, mostram documentos obtidos pela coluna.

Os materiais bélicos pertencem à Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP) da pasta.

Ao todo, a coluna levantou a abertura de 11 inquéritos técnicos pelo ministério de setembro de 2024 a fevereiro de 2025. Questionada, a pasta confirmou as informações, mas se limitou a dizer que as investigações correm em caráter e que pode adotar medidas para ressarcimento ao Estado.

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública informa que os inquéritos instaurados para apurar o extravio de materiais na Terra Indígena Yanomami estão em andamento e têm caráter , a fim de não comprometer as investigações”, informou, em nota.

A pasta acrescentou que a apuração busca identificar as circunstâncias do extravio e eventuais responsabilidades dos profissionais mobilizados. “Caso seja constatada responsabilidade de um ou mais agentes, serão adotadas as medidas cabíveis, incluindo providências para ressarcimento ao erário e possível desmobilização do profissional envolvido.”

Cada um dos processos istrativos tem 20 dias para ser concluído a partir da data de autuação. Integrantes da Polícia Federal (PF) explicaram à coluna que, em seguida, a investigação do MJSP pode ar para a esfera criminal, na corporação, se necessário.

Terra Yanomami

O Ministério da Saúde declarou estado de emergência na região em 2023 diante da crise da fome e da grande quantidade de casos de desnutrição, malária e Covid no povo Yanomami. Uma espécie de força-tarefa ministerial ou a atuar na região, com atuação das pastas dos Direitos Humanos, dos Povos Indígenas e da Defesa.

A PF ou a apurar genocídio e omissão de socorro na região. Como mostrou o Metrópoles em janeiro, o inquérito ainda não foi concluído mesmo dois anos após a abertura.

9 imagens
Atendimento na terra yanomami
Atendimento na terra yanomami
Área de garimpo na terra  Yanomami
Corpo de menina de 7 anos morta em ataque contra Terra Yanomami é encontrado
1 de 9

2 de 9

Atendimento na terra yanomami

3 de 9

Atendimento na terra yanomami

Fernando Frazão/Agência Brasil
4 de 9

Área de garimpo na terra Yanomami

Evilene Paixao/Hutukara
5 de 9

CMA/Divulgação
6 de 9

Corpo de menina de 7 anos morta em ataque contra Terra Yanomami é encontrado

Divulgação / CBMR
7 de 9

MPF já denunciou 79 pessoas por crimes relacionados ao garimpo ilegal em Terra Yanomami em 2023

Reprodução/Leo Otero - MPI
8 de 9

Reprodução/Leo Otero - MPI
9 de 9

Garimpo dentro de território Yanomami

Reprodução/Leo Otero/MPI

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?