atualizado
O Brasil vibrou com o filme Ainda Estou Aqui, que fez história ao ser a primeira produção 100% brasileira a vencer a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar. E o drama de Rubens Paiva e dos bastidores da família que ficou eternizada no longa e no livro homônimo será compartilhado por Marcelo Rubens Paiva na próxima palestra do Metrópoles Talks.
No talk intitulado A História Por Trás de Ainda Estou Aqui, o autor vai contar a emocionante vivência de sua família, marcada pela luta política, pela ausência e pela força do afeto. Com inteligência, sensibilidade e bom humor, o filho de Rubens e Eunice Paiva, personagens centrais de Ainda Estou Aqui, conduzirá a plateia a uma reflexão profunda sobre identidade, superação e a ditadura militar que aconteceu no país. Será uma palestra tocante e provocadora, que mistura memória pessoal e coletiva para nos lembrar da importância de seguir em frente — mesmo diante das maiores ausências.
Autor de best-sellers
Marcelo Rubens Paiva estreou na literatura com Feliz Ano Velho, livro no qual relata o acidente que o deixou tetraplégico e que se tornou um best-seller, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos. Mais de três décadas depois, Marcelo lançou um novo relato autobiográfico, Ainda Estou Aqui, sobre o desaparecimento do pai, o deputado federal Rubens Paiva, cassado no golpe militar de 1964 e torturado e morto por militares em 1971.
“A morte do meu pai não tem fim”, resume o autor. O pai dele foi declarado morto apenas em 2014, quando a Comissão Nacional da Verdade elucidou o que ocorreu após sua prisão.
O protagonismo da história é dividido com a matriarca, Eunice Paiva, que liderou os esforços para desvendar o desaparecimento do marido e, mais tarde, luta outra batalha, desta vez contra o Alzheimer.
“Escrevi o livro que a minha mãe deveria ter escrito, mas não escreveu porque ela estava começando com a doença de Alzheimer”, enfatiza Marcelo Rubens Paiva.
“Mãe de cinco filhos, ela ou a nos criar sozinha depois que meu pai foi preso por agentes da ditadura, torturado e morto. Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas”, conta.

Autor, dramaturgo, roteirista e músico, Marcelo foi laureado por instituições importantes, como o Prêmio Jabuti e a Academia Brasileira de Letras.
Suas obras foram adaptadas para cinema, teatro e séries de TV, e traduzidas para o inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e tcheco.

História ganhou destaque mundial
O filme Ainda Estou Aqui marcou a história do cinema brasileiro, ao ser o primeiro representante do país a receber uma indicação na categoria de Melhor Filme no Oscar.
Selecionado para mais de 50 festivais internacionais, o reconhecimento da crítica e dos júris de festivais se traduz em 26 premiações no Brasil e no mundo. O longa foi um dos 20 títulos selecionados pela BBC para a prestigiosa lista de melhores filmes de 2024 e foi reconhecido pela revista Hollywood Reporter – importante publicação americana sobre a indústria do entretenimento – como um dos 10 melhores filmes de 2024.
Emocionado e feliz com a repercussão da história de sua família, Marcelo Rubens Paiva segue na torcida para que Ainda Estou Aqui abra portas a outras produções do cinema nacional.
“Tomara que esse filme seja o começo de um movimento brasileiro, de a gente reabrir os nossos arquivos, nossas memórias, e registrar para sempre. Para que o Brasil consiga ver, se ver, e se enxergar em uma tela de cinema”, disse.
Metrópoles Talks
Outros grandes nomes já estiveram presentes no projeto de palestras do Metrópoles. Em março, a campeã mundial, finalista olímpica e empresária Hortência compartilhou insights importantes sobre comprometimento, preparação, concentração e foco.
Em dezembro, a fisioterapeuta, sexóloga, especialista em sexualidade feminina e youtuber Cátia Damasceno compartilhou os bastidores de décadas de atendimentos no consultório e trouxe histórias com as quais muitas pessoas se identificam.
Em outubro, a médica Ana Claudia Quintana Arantes convidou o público a refletir sobre a jornada da vida sob um ângulo surpreendente; já o advogado Samer Agi contou os segredos para criar um discurso que conecta a audiência ao orador.
Em agosto, o psicólogo Rossandro Klinjey e a jornalista Daniela Migliari abordaram autoconhecimento e gestão das emoções. Em junho, foi a vez de o navegador Amyr Klink promover uma conversa cheia de reflexões sobre a busca pela felicidade em meio às tempestades da vida.
Marcelo Rubens Paiva em Brasília
Palestra: A História Por Trás de Ainda Estou Aqui
Data e horário: 29 de abril (terça-feira), às 20h
Local: Ulysses Centro de Convenções
Onde comprar: Bilheteria Digital