body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Bolsonaro pede suspeição de ministros do STF e critica denúncias

Ao chegar em Brasília, nesta manhã, ex-presidente da República comentou sobre denúncias apresentadas pela PGR contra ele e sete aliados

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles (@BrenoEsakiFoto)
Bolsonaro chega em brasilia0
1 de 1 Bolsonaro chega em brasilia0 - Foto: Breno Esaki/Metrópoles (@BrenoEsakiFoto)

Poucas antes do início do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa denúncias contra ele e mais sete aliados, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar as denúncias feitas no caso da tentativa de golpe de Estado, após o resultado das eleições de 2022.

Para Bolsonaro, o julgamento começou no foro errado, e a delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do então presidente, usada pela acusação para fundamentar a denúncia foi “completamente irregular” e “com supostas ameaças contra a família do delator”.

O ex-chefe do Executivo federal deu as declarações ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília, nesta terça-feira (25/3). A defesa de Bolsonaro chegou a pedir que dois ministros do STF, Cristiano Zanin e Flávio Dino, não particiem da análise da denúncia apresentada à Suprema Corte pela Procuradoria-Geral da República (PGR), pois ambos foram indicados pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Meus advogados vão levantar a tese de novo sobre o foro. Onde o Lula foi julgado? Primeira instância. Há poucas semanas, mudou-se o entendimento de foro para exatamente eu ficar na Primeira Turma [do STF]. Depois, questionamos sobre o [julgamento ocorrer no] plenário, mas mantiveram na turma”, argumentou.

Apesar disso, Bolsonaro disse confiar na atuação dos advogados de defesa. Nas palavras do ex-presidente, eles conhecem com profundidade toda a jurisprudência do STF. “Mas nada se fundamenta nas acusações feitas de forma parcial pela Polícia Federal”, acrescentou.

Sobre Mauro Cid, Bolsonaro criticou a forma que foram obtidas as declarações do ex-ajudante de ordens: “A [Operação] Lava-Jato teve quase 200 delações. A minha [denúncia] teve uma, completamente irregular, do começo ao fim. O delator estava ali pressionado, porque prenderem a esposa e a filha dele. Ou não era? Vocês viram as imagens? Os advogados pediram, e não chegaram ainda para gente”.

Por fim, o ex-presidente comentou sobre o prazo para defesa, que considerou injusto. Ele alegou que teve 15 dias para responder a um processo de mais de 100 mil páginas, com áudios e vídeos. “Agora, ainda não deram a integralidade do que foi usado como prova”, completou Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?