Servidor é exonerado após ser flagrado agredindo jornalista no Entorno
Nesta quinta-feira (15/5), o diretor de audiovisual da Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto teve a exoneração assinada
atualizado
Compartilhar notícia

A Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto publicou, nesta quinta-feira (15/5), a exoneração de José Sobreiro de Oliveira Filho após o servidor ter espancado o jornalista Ronaldo Chaves. O decreto da desoneração do diretor audiovisual foi assinado pela prefeita da cidade do Entorno, Jéssica do .
Nessa terça-feira (13/5), Ronaldo foi espancado pelo agora ex-profissional da Secretaria Municipal de Comunicação, que era conhecido como Zeca. No mesmo dia da agressão, Ronaldo divulgou no portal 14 de maio uma reportagem apontando que o município gastou aproximadamente R$ 1,5 milhão para contratar artistas como Zezé di Camargo, Bonde do Tigrão e Grupo Revelação para o aniversário da cidade.
O comissionado negou que a agressão tivesse ocorrido por causa das publicações, mas sim por uma rixa antiga devido a outras matérias. “Ele fez muitas matérias minhas dizendo que eu roubava a prefeitura”. Questionado por que não processou e já partiu para a agressão, o servidor que ocupa cargo de diretoria na gestão municipal alegou que não pensou direito.
Em nota, a prefeitura do município do Entorno do Distrito Federal confirmou que José agrediu o jornalista em um horário em que deveria estar no trabalho. “o servidor estava escalado para o trabalho, mas não compareceu ao expediente”.
“O fato, que não guarda qualquer relação com as funções desempenhadas no serviço público, será apurado internamente conforme as normas istrativas, incluindo a ausência do servidor”, completa a nota.
A prefeita Jéssica do repudiou o espisódio. “A gestão municipal reafirma seu compromisso com o respeito, a civilidade e o diálogo como princípios fundamentais da convivência social”.
Páginas da cidade divulgaram vídeos da agressão e nas imagens é possível ver quando o ex-servidor aborda já com um tapa o jornalista de mais 26 anos de profissão. Ronaldo cai sobre uma moto que estava estacionada no local, aborda Ronaldo na rua, com socos no rosto, que tenta se afastar. Em um outro momento o jornalista recebe um mata-leão e é derrubado no chão. Ronaldo teve lesões no braço, no rosto e no joelho. José só interrompe as agressões quando outras pessoas se aproximam.
Assista:
Ameaças de deputado casado com a prefeita
A violência contra o jornalista aconteceu um mês depois de o deputado estadual André do ameaçar Ronaldo por reportagens com notícias negativas sobre o município. André é casado com a prefeita Jéssica do , que assumiu o cargo em janeiro deste ano.
Em abril, o deputado criticou que Ronaldo havia publicado o caso de um suposto estupro de um garoto dentro de uma escola na rede municipal. Essa seria a segunda violência sexual dentro da mesma escola sob a gestão do atual secretário.
Com xingamentos e ameaças, André do disse que o jornalista era um covarde e afirmou que iria para cima do dono do portal 14 de maio se houvesse mais uma matéria falando da prefeitura. Leia as conversas:
Procurado, o deputado disse que não mandou ninguém bater e que, se tivesse ordenado, não seria pela manhã nem mesmo que teria sido apenas “tapa na cara”. Ouça esse trecho da entrevista:
O parlamentar André do confessa as ameaças, mas alega que nunca fez nada contra o jornalista.