body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Imagem revela número desigual de árvores em áreas ricas e pobres do DF

O Metrópoles sobrevoou endereços na Asa Sul e no Sol Nascente. O contraste de áreas verdes nas duas regiões é expressivo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem colorida de duas cidades de um mesmo estado - Metrópoles
1 de 1 Montagem colorida de duas cidades de um mesmo estado - Metrópoles - Foto: null

Dois anos após a imagem publicada em 2023 pelo ativista e mestre em planejamento urbano Raphael Sebba viralizar nas mídias sociais e levantar debates sobre arborização e segregação no Distrito Federal, o Metrópoles sobrevoou alguns endereços da capital para verificar possíveis novas mudanças na flora da unidade da federação.

Em 2023, a postagem de Sebba mostrou a desigualdade na quantidade de áreas verdes no Sol Nascente – considerada a favela mais populosa do Distrito Federal – segundo o IBGE, e no Lago Sul, que, se fosse um município, teria uma das maiores rendas médias por pessoa entre todas as cidades do Brasil.

Veja:


Anos depois, a reportagem visitou endereços na Asa Sul, no Plano Piloto, e no Sol Nascente, em Ceilândia, para mostrar o contraste de áreas verdes nas duas regiões. A mudança continua expressiva.

Confira:

  • Asa Sul
5 imagens
1 de 5

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
2 de 5

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
3 de 5

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
4 de 5

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
5 de 5

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
  • Sol Nascente
5 imagens
Sol Nascente
Região istrativa do Sol Nascente
Região istrativa do Sol Nascente
1 de 5

O Sol Nascente está localizado em Brasília (DF)

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
2 de 5

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
3 de 5

Sol Nascente

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
4 de 5

Região istrativa do Sol Nascente

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela
5 de 5

Região istrativa do Sol Nascente

Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela


Em 2024, durante a época da seca, a reportagem questionou o Instituto de Meteorologia se as altas temperaturas do Distrito Federal podem ser sentidas de maneiras diferentes dependendo da região da unidade da Federação. Em resposta, o Inmet disse que áreas ou regiões com mais árvores apresentam sensação térmica mais amena, sim: “Sobretudo, quando se trata de grandes árvores que produzem sombras. No caso de vegetação rasteira, protege o solo de receber diretamente a radiação solar ao longo do dia”.

Segundo o professor Reuber Brandão, não há uma preocupação estatal com planejamento de áreas verdes em regiões consideradas mais pobres. “Racismo ambiental é um conceito complexo, que tem sido útil para explicar a maior exposição das populações mais pobres – não necessariamente de descendentes de povos escravizados – aos efeitos de mudanças climáticas. Mas é fato que não há preocupação com o estabelecimento de áreas verdes onde os moradores são de menor poder aquisitivo”, pontuou o especialista.

De acordo com o docente, se há mais árvores próximas às casas das pessoas, maior é a sensação de conforto térmico.

Projeto de lei

Um Projeto de Lei Complementar (PLC) de combate à desigualdade ambiental na capital da República foi protocolado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

De autoria do deputado Fábio Felix (PSol), a proposta, elaborada a partir de dados da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), requer a garantia de proteção solar, conforto térmico aos pedestres em todas as Regiões istrativas do DF, a incrementação – em quantidade e qualidade a arborização urbana, além da criação de ações em áreas com indicadores socioeconômicos e populacionais mais precários.

De acordo com a tabela da Novacap, nos anos de 2023 a 2024 foram plantadas 7.841 árvores no Plano Piloto, em contraste com apenas 18 em Santa Maria e 16 em Samambaia, por exemplo. Já cidades como Riacho Fundo, Recanto das Emas e Gama não receberam nenhuma arborização nesse mesmo período.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?