body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

MPF denuncia duas pessoas por incêndio criminoso em reserva do Cerrado

Crime ocorreu em setembro de 2024 e foi uma das queimadas que deixaram o Distrito Federal encoberto por fumaça durante o período da seca

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
PCDF prende dupla que ateava fogo em vegetação de São Sebastião
1 de 1 PCDF prende dupla que ateava fogo em vegetação de São Sebastião - Foto: PCDF/Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou duas pessoas por provocarem intencionalmente um incêndio na Área de Preservação Ambiental (APA) do Planalto Central, no Distrito Federal. O crime ocorreu em setembro de 2024 e destruiu uma área de 380 hectares – 220 dos quais de vegetação nativa do Cerrado.

À época do incêndio criminoso, o Metrópoles mostrou que câmeras de segurança mostraram o momento em que um carro vermelho se aproxima da área de preservação. Um homem desce do carro, enquanto outro fica no veículo. O que desceu ateou fogo na vegetação e, em seguida, voltou para o veículo, que fugiu do local.

Assista:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles (@metropoles)

Saiba mais sobre o caso

  • O incêndio ocorreu em setembro de 2024.
  • A APA do Planalto Central é uma unidade de conservação federal de uso sustentável, com área de 503 mil hectares de Cerrado – ou 704 mil campos de futebol.
  • O fogo destruiu 380 hectares, 220 dos quais eram de vegetação nativa do Cerrado.

Agora, a denúncia será distribuída a algum juiz federal do DF, que decidirá se aceita ou não o processo. O MPF pediu pela condenação dos acusados, com definição de valor mínimo para reparo dos prejuízos causados ao meio ambiente.

Se condenados, os suspeitos podem receber pena superior a nove anos de reclusão por crimes como causar incêndio florestal, dano a unidade de conservação, entre outros.

Fora a APA queimada, o incêndio atingiu terrenos ocupados por chácaras, imóveis e instalações rurais, entre elas as pastagens da Fazenda Brasília Avestruz e da Fazenda São Jerônimo do Buritizinho, bem como uma plantação de café irrigado da Fazenda Buritizinho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?