body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Pesquisador da UnB cataloga uma década de estudos sobre o Cerrado

Ele alerta sobre o desmatamento desenfreado que coloca em risco a vital parceria entre beija-flores e plantas, ameaçando a cadeia alimentar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Calliandra-dysantha-_-Thalurania-furcata
1 de 1 Calliandra-dysantha-_-Thalurania-furcata - Foto: Reprodução

Em uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, o Cerrado abriga uma das relações mais espontâneas da natureza: a parceria entre os beija-flores e as plantas desse bioma. Pequenos e ágeis, esses pássaros desempenham um papel essencial na polinização, garantindo que muitas espécies de plantas continuem a se reproduzir. Mas essa relação está em risco. É o que alerta o doutor em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) Marcelo Kuhlmann, após catalogar uma década de estudos em um livro de 750 páginas.

Com a expansão da agricultura e o desmatamento desenfreado, muitas áreas naturais estão desaparecendo. Isso significa menos flores para os beija-flores visitarem e menos oportunidades para as plantas se reproduzirem. A perda desse equilíbrio pode ter impactos graves em toda a cadeia alimentar.

“Eles possuem asas que batem entre 50 e 90 vezes por segundo e um coração que pode pulsar até 2 mil vezes por minuto, essas aves precisam consumir diariamente uma quantidade de néctar superior ao seu peso corporal. A vegetação nativa do Cerrado, com sua produção contínua de flores nectaríferas ao longo do ano, é fundamental para a sobrevivência desses seres incríveis”, destaca o especialista.

Ele é autor do livro “Cerrado em Cores: Flores Atrativas para Beija-Flores“, a obra documenta mais de 300 espécies de flores nativas que são atraentes para essas aves, organizadas por cor e período de floração. As fotografias e ilustrações apresentam a Caliandra, Saca-rolha, Cigarrinha,e Ipê-amarelo-do-cerrado, por exemplo, que são apenas algumas da extensa lista.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?