body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Preso injustamente por erro judicial é libertado após 1 ano na Papuda

O mandado foi expedido no interior do Ceará. O preso teve a informação de sua prisão ignorada pela Justiça, mesmo após ser localizado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
DPDF - Metrópoles
1 de 1 DPDF - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) conseguiu garantir a liberdade de um homem que estava preso há mais de um ano no Complexo Penitenciário da Papuda, sem saber o motivo de sua prisão. O caso foi descoberto durante uma inspeção realizada pelo órgão em janeiro deste ano no Centro de Detenção Provisória (CDP).

O homem, que não tem antecedentes criminais e era acusado de um crime de estelionato no Ceará, foi preso em março de 2024 por não ter sido encontrado para ser notificado sobre o processo judicial contra ele. Como consequência, ele permaneceu atrás das grades no DF sem saber o motivo de sua detenção.

Após a descoberta da situação durante uma inspeção da DPDF, uma nova comunicação foi enviada ao juiz cearense solicitando a liberação do homem. No entanto, essa solicitação foi ignorada.

Buscando uma solução para o caso, a Defensoria Pública entrou com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça do Ceará, que aceitou a solicitação e determinou a imediata soltura do homem.

O Tribunal de Justiça do Ceará reconheceu que o processo estava sendo conduzido de maneira errada e que o homem não deveria ter permanecido preso por tanto tempo sem sequer saber do processo contra ele. O juiz afirmou que o réu não poderia ser responsabilizado por não ter sido informado sobre o caso e que, sendo réu primário e acusado de um crime sem violência, não havia justificativa para mantê-lo preso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?