body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

SSP: saiba quais crimes aumentaram e diminuíram no DF na última década

Crimes como roubos e homicídios tiveram queda considerável, mas estupros e tráfico de drogas aumentaram no DF durante, nos últimos 10 anos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
viatura pcdf cena do crime 30ª dp delegado baleou tres mulher empregada enfermeira 1
1 de 1 viatura pcdf cena do crime 30ª dp delegado baleou tres mulher empregada enfermeira 1 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)

Nos últimos 10 anos, o Distrito Federal apresentou redução considerável na maioria dos crimes registrados, segundo dados Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). No mesmo período, os únicos tipos de delitos que tiveram crescimento na quantidade de ocorrências foram estupros (20,8%) e tráfico de drogas (11,4%).

Com base nos dados da pasta, o Metrópoles analisou os dados de 2014 a 2024 e verificou que as maiores variações negativas – considerado um total de casos significativo – apareceram nos dados das ocorrências de roubo de veículo (85,7%), homicídio (71,1%) e roubo a pedestre (66,2%).

No caso dos assassinatos – que não contabilizam feminicídios –, em 10 anos, o total caiu de 693 para 200 ocorrências. Por outro lado, os estupros aumentaram de 777 para 939 registros no período.

Confira todos os números:

As tendências indicaram um progresso geral na redução de crimes letais e contra o patrimônio, mas também apontaram para a necessidade de atenção à violência de gênero e às políticas relacionadas às drogas.

Vale ressaltar que, até 2014, os levantamentos da SSP-DF sobre homicídios também incluíam feminicídios. No entanto, a tipificação dos homicídios cometidos em razão do gênero da vítima só se tornou possível a partir de março de 2015, após publicação da Lei nº 13.104.

Desde então, o ano com maior número de feminicídios no Distrito Federal foi 2023, quando 31 mulheres foram assassinadas pelo fato de serem do gênero feminino. Em 2024, o total chegou a 23.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?