Conheça Luighi, jovem atacante do Palmeiras que foi vítima de racismo
Nascido em São Paulo, Luighi Hanri Sousa é centroavante das categorias de base do Palmeiras e joga pelo Sub-20 do clube
atualizado
Compartilhar notícia

Assim que a partida entre Palmeiras e Cerro Porteño, pela Libertadores Sub-20, acabou, o brasileiro Luighi denunciou os ataques racistas que ocorreram durante o jogo. O discurso do jovem atleta de 18 anos condenava os gestos de macaco e cusparadas dos torcedores presentes no estádio Gunther Vogel, no Paraguai.
Nascido em São Paulo, Luighi Hanri Sousa Santos é centroavante das categorias de base do Palmeiras. Em junho de 2024, o jogador foi promovido à equipe profissional do Alviverde pelo técnico português Abel Ferreira. Na Seleção Brasileira, o atleta já atuou pelo Sub-17 e Sub-20 do Brasil.
Luighi é jogador do Palmeiras desde 2016. Nas categorias de base do clube, o atacante conquistou dois Campeonatos Paulsitas, pelo Sub-17 e Sub-20, duas Copas do Brasil Sub-17, dois Campeonatos Brasileiros Sub-17 e um Sub-20. Pelo time principal, ele levantou a taça do Paulistão 2024.
O que ocorreu?
- O Palmeiras venceu o Cerro Porteño na Libertadores Sub-20 por 3 x 0, pela segunda rodada da fase de grupos.
- Torcedores do Cerro, um deles com uma criança de colo, imitavam gestos de macaco e cuspiram na direção de Luighi e Figueiredo.
- “O que fizeram comigo é crime, não vão perguntar sobre isso?”, protestou Luighi enquanto chorava na frente de um repórter.
- Em nota, clubes rivais do Palmeiras e CBF pediram rigor na punição contra os racistas.
- “Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas”, disse a Conmebol.
- Vini Jr., do Real Madrid, que frequentemente protesta contra o racismo, apoiou o jovem de 18 anos.
O próximo jogo do Palmeiras na Libertadores Sub-20 será contra o Independiente del Valle, no domingo (9/3), a partir das 19h, pela terceira rodada do torneio.