body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Refogar alho ou cebola primeiro? Chef explica o que muda no sabor

A chef Izabela Dolabela Simon revela por que a ordem dos ingredientes no refogado interfere no resultado final do prato

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
alho e cebola refogado
1 de 1 alho e cebola refogado - Foto: Getty Images

Na cozinha, detalhes fazem toda a diferença — e um dos mais polêmicos está na ordem de refogar alho e cebola. Você começa por qual? Segundo a chef mineira Izabela Dolabela Simon, a escolha não é apenas questão de costume: influencia diretamente no sabor do prato.

“Como boa mineira que sou, eu gosto de refogar sempre o alho primeiro. Isso gera bastante controvérsia, mas tem um motivo técnico por trás”, conta. Ela explica que o alho, ao ser cortado, solta um óleo essencial responsável por grande parte do seu aroma característico. Quando refogado antes da cebola, esse óleo se libera por completo, acentuando o sabor.

“Muita gente prefere começar pela cebola e, depois, adicionar o alho. Mas quando você faz isso, o alho cozinha na água da cebola e não chega a liberar esse óleo. Já quando começa com o alho, ele doura, perfuma o ambiente e, ao entrar com a cebola logo em seguida, a água que ela solta reidrata o alho e impede que ele queime”, explica.

refogar alho e cebola
Começar o processo pelo alho garante um refogado mais equilibrado, com ambos dourados no ponto certo e um sabor de alho mais presente

A técnica, segundo ela, garante um refogado mais equilibrado, com ambos dourados no ponto certo e um sabor de alho mais presente. “Funciona e fica muito mais saboroso. Gosto da comida com bastante alho, então é uma escolha pessoal também, mas faz diferença sim”, afirma.

Curioso? A chef ainda demonstra o o a o dessa técnica em um vídeo em seu perfil no Instagram. Vale testar e tirar a prova na próxima receita. Confira o vídeo clicando aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?