atualizado
Líder da banda Pretenders há 47 anos, Chrissie Hynde é uma das roqueiras mais importantes do século. Compositora e intérprete singular, a artista estará em Brasília para se apresentar com seu grupo no dia 22 de maio, no Ulysses Centro de Convenções, em show promovido pelo Metrópoles Music.
Compre aqui ingressos para o show do Pretenders em Brasília
Natural de Akron, nos Estados Unidos, ela se mudou para o Reino Unido no início dos anos 70 para acompanhar de perto a cena do rock inglês. Em Londres, começou a trabalhar como repórter da revista NME (New Musical Express), especializada em bandas de rock, e se aproximou de pessoas como Mick Jones (ex-guitarrista e vocalista da banda The Clash), Sid Vicious, Iggy Pop e Malcolm McLaren, com quem tocou na banda Masters of the Backside.
Hynde formou o Pretenders em 1978 junto com os músicos ingleses James Honeyman-Scott, Pete Farndon e Martin Chambers. A banda enfrentou grandes perdas no auge do sucesso. Entre 1982 e 1983, dois integrantes do quarteto morreram, vítimas de overdose. A roqueira seguiu à frente do grupo, que é conhecido por ser uma das primeiras bandas a misturar elementos do punk rock com o pop rock, criando um som que agrada tanto os fãs do movimento punk quanto os do mainstream.
Estrela do rock e de polêmicas
Feminista, bem-humorada, irônica, destemida e espontânea, Hynde já falou em entrevistas que prefere tocar em lugares pequenos e que não curte se apresentar em grandes estádios.
Incluída, em 2005, no Hall da Fama do Rock com os Pretenders, a cantora usou o Facebook para deixar claro que não gosta da instituição de Cleveland. “Eu nem quero ser associada a isso. É apenas mais um tapa nas costas do establishment. Eu entrei em uma banda, então eu nem deveria fazer parte de tudo isso”, escreveu na época.
Ativista pró-direitos dos animais e de questões ambientais, Hynde é vegetariana desde a adolescência. Ela também foi presa em 2000 após destruir jaquetas de couro numa loja da Gap e já teve um restaurante vegetariano em sua cidade natal. Além disso, liderou grupos de pressão para o aumento da venda de alimentos orgânicos e de origem vegetal em supermercados.
Autora de hits como Don’t Get Me Wrong e I’ll Stand by You, Hynde lançou sua autobiografia, Reckless – My Life as a Pretender, em 2015. Na ocasião, revelou que foi estuprada por uma gangue de motoqueiros na década de 1970, quando tinha apenas 21 anos. Na época, relatou que não poderia ter escrito o livro até que seus pais em Ohio, Bud e Dolores, tivessem morrido.
Em entrevistas adas, a cantora falou que parou de fumar para não destruir a voz. “Sou cantora de rock, tive uma carreira de fumante, como quase todos em minha profissão. Agora, quase ninguém fuma. É um dos grandes milagres dos nossos tempos. Parei de fumar e evitei que minha voz fosse destruída”, afirmou.
Relação com a moda e o Brasil
Devido à sua forte ligação com a moda, a cantora trabalhou na icônica Sex, butique de Malcolm McLaren e Vivienne Westwood, assim que chegou a Londres. Ela também é amiga de Stella McCartney.
O Brasil, inclusive, ocupa espaço especial na vida de Chrissie. Em 2003, ela alugou um apartamento no prédio Copan, no centro de São Paulo, quando fez shows intimistas com Moreno Veloso, filho de Caetano Veloso, e Domenico Lancellotti. “Ela me viu tocando com meu pai e fez o convite para as apresentações”, lembra Moreno. “É nossa amiga até hoje e já nos visitou duas vezes no Rio”, completou o músico. A roqueira também já viveu alguns meses no Rio de Janeiro, em 2004.
Envelhecimento
Sobre a agem do tempo, Hynde revelou em entrevistas que se sente mais relaxada agora, aos 73 anos. “Não me importo em envelhecer. Eu me importo em ficar feia. Vamos lá, só tem uma coisa que sabemos que definitivamente vai acontecer conosco… Sabe, muitos dos meus amigos não envelheceram. Não sou uma pessoa preocupada, por natureza — e há tantas coisas boas sobre envelhecer. Por exemplo, não acho que haja muitas coisas que eu saiba agora que não sabia quando tinha 16 anos — mas há uma grande diferença entre saber algo e perceber. Perceber algo leva 50 anos. Estou mais relaxada agora. Esta é a versão realmente suave de mim”, analisa.
Vida pessoal
Em 1983, Chrissie Hynde teve uma filha com Ray Davies, da banda The Kinks. Ela batizou a criança de Natalie Ray. A roqueira então se casou com o músico Jim Kerr, da banda Simple Minds, em 1984, e com ele teve outra menina, Yasmin, em 1985. Eles se divorciaram em 1990. O terceiro casamento foi em 1997, com o artista Lucho Brieva, com quem morou em Londres até se separarem, em 2002.
Atualmente, Hynde vive em Londres, onde pinta paisagens e escreve. Um livro com 200 de suas pinturas, Adding the Blue, foi lançado em 2018.
Compre aqui ingressos para o show do Pretenders em Brasília
Metrópoles Music
Desde seu lançamento, o Metrópoles Music se destaca por trazer a Brasília grandes nomes da música nacional e internacional. O projeto estreou em novembro de 2022 com um show da banda indie The Killers e, desde então, já promoveu eventos icônicos com Kiss, Deep Purple, Dionne Warwick, Diana Krall, Il Volo, Joss Stone, ABBA The Show, Air Supply e Gipsy Kings.
Entre as atrações nacionais, figuram Marisa Monte, Ana Carolina, Paulinho da Viola, Chico César, Geraldo Azevedo, Poesia Acústica, Xamã e Silva.