body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Brasileiros estão no sul de Gaza e aguardam aval para entrar no Egito

Dezenove brasileiros — 11 crianças, cinco mulheres e três homens — aguardam para deixar a cidade de Khan Younes, ao sul da Faixa de Gaza

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
Ônibus esperando para cruzar os portões da agem fronteiriça de Rafah com o Egito, no sul da Faixa de Gaza - Metrópoles
1 de 1 Ônibus esperando para cruzar os portões da agem fronteiriça de Rafah com o Egito, no sul da Faixa de Gaza - Metrópoles - Foto: Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images

Cidadãos brasileiros conseguiram deixar a escola em que estavam abrigados e chegar a Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza, neste sábado (14/10). O governo federal do Brasil contratou um ônibus para fazer o transporte do grupo até a fronteira com o Egito e aguarda a liberação pela agem de Rafah para o país africano.

Havia previsão de que os 19 brasileiros — 11 crianças, cinco mulheres e três homens — embarcassem para o Egito por volta das 12h, no horário local (6h em Brasília), mas a viagem foi cancelada. Agora, eles esperam aval das autoridades do país africano para fazer a agem.

12 imagens
Ônibus esperando para cruzar os portões da agem fronteiriça de Rafah com o Egito, no sul da Faixa de Gaza
Palestino beija corpo de homem morto no hospital Al-Najjar. Ele perdeu a vida durante o conflito entre Israel e Hamas
Ataque aéreo israelense    em Rafah
Edifícios destruídos após os ataques aéreos israelenses. Combates entre as tropas israelenses e os militantes islâmicos do Hamas continuam pelas ruas  da cidade
1 de 12

Material cedido ao Metrópoles
2 de 12

Ônibus esperando para cruzar os portões da agem fronteiriça de Rafah com o Egito, no sul da Faixa de Gaza

Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
3 de 12

Arte/Metrópoles
4 de 12

Palestino beija corpo de homem morto no hospital Al-Najjar. Ele perdeu a vida durante o conflito entre Israel e Hamas

5 de 12

Ataque aéreo israelense em Rafah

Abed Rahim Khatib/picture alliance via Getty Images
6 de 12

Edifícios destruídos após os ataques aéreos israelenses. Combates entre as tropas israelenses e os militantes islâmicos do Hamas continuam pelas ruas da cidade

Abed Rahim Khatib/picture alliance via Getty Images
7 de 12

Pessoas feridas esperam do lado de fora do hospital enquanto os ataques aéreos israelenses continuam no sexto dia em Rafah

Abed Rahim Khatib/picture alliance via Getty Images
8 de 12

Edifícios destruídos após os ataques aéreos israelenses

Abed Rahim Khatib/picture alliance via Getty Images
9 de 12

Edifícios destruídos após os ataques aéreos israelenses em Rafah em Gaza

Abed Rahim Khatib/picture alliance via Getty Images
10 de 12

Os palestinos se reúnem em torno dos corpos vítimas dos ataques aéreos israelenses

Abed Rahim Khatib/picture alliance via Getty Images
11 de 12

Edifícios destruídos após os ataques aéreos israelenses em Rafah em Gaza

Abed Rahim Khatib/picture alliance via Getty Images
12 de 12

Abed Rahim Khatib/picture alliance via Getty Images

Sem a segurança necessária para percorrer o trajeto, o grupo foi hospedado no prédio de uma família brasileira que mora na região, a cerca de 10 quilômetros do país vizinho. Por volta das 14h (8h no Brasil), ainda não havia liberação para conclusão da viagem.

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou que o caminho será curto e deve durar cerca de duas horas. “Comunicamos à Defesa de Israel sobre o nosso ônibus: trajeto, placa, lista de ageiros. Tudo para evitar que ele seja bombardeado e possa fazer esse trajeto em segurança”, enfatizou.

O plano, segundo Candeas, era de que o ônibus já tivesse partido para Rafah. Contudo, a fronteira chegou a ser fechada, e a viagem foi suspensa por Israel. “Os brasileiros ficaram muito apreensivos. Reunidas todas as condições adversas, a decisão foi por retirar nosso pessoal da escola e colocar nessa cidade de Khan Younes, que é muito mais segura que Gaza. Uma família abriga os brasileiros”, completou o embaixador.

Ainda não há prazo para saída do ônibus rumo ao Egito. No total, 28 pessoas — 22 brasileiros, três imigrantes palestinos e três parentes palestinos — pediram para deixar a região no coletivo.

Neste sábado (14/10), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou que o Egito aceitou receber os brasileiros interessados em sair da Faixa de Gaza. Ele acrescentou que a população confinada na região sairia pela agem de Rafah, na fronteira entre a parte sul da área e o país vizinho.

“Propusemos que os brasileiros saíssem e fossem levados a um aeroporto, em uma localidade muito próxima da fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) estará esperando”, disse Vieira, em entrevista coletiva a jornalistas após reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

Corredor humanitário

Após o encontro do Conselho de Segurança das ONU, Vieira condenou a violência do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas. Além disso, fez um apelo para abertura de um “corredor humanitário” que permitisse a saída de civis.

“Após pedido de membros do Conselho de Segurança, o Brasil continuará a trabalhar com todas as delegações, visando uma posição unificada para a situação”, completou o ministro.

O Brasil, que preside temporariamente o conselho, vai se esforçar para evitar uma “catástrofe humanitária”, segundo o chanceler. “O objetivo imediato é claro e urgente: prevenir mais derramamento de sangue, a perda de vidas e tentar garantir o humanitário urgente para as áreas mais atingidas”, enfatizou.

Saída de civis

Diante da iminente invasão das tropas de Israel sobre a Faixa de Gaza, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Avichay Adraee, anunciou que a população palestina terá até as 16h do horário local para deixar a área. Além disso, anunciou rotas, pelo sul do território, para saída dos civis.

“Gostaria de informar que o FDI permitirá a circulação nas ruas indicadas, sem qualquer prejuízo, entre as 10h e as 16h [4h e 10h, em Brasília]. Para sua segurança, aproveite o pouco tempo para se deslocar para o sul, de Beit Hanoun a Khan Yunis”, escreveu Adraee em uma rede social.

Além disso, o porta-voz afirmou: “Se você se preocupa consigo mesmo e os seus entes queridos, vá para o sul, conforme as instruções. […] Os residentes da praia e oeste de Olive também poderão circular pelas ruas Daldul e Al-Sana, em direção às ruas Salah Al-Din e Al-Bahr”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?