body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Em meio à guerra tarifária com os EUA, Lula desembarca na China

Lula se reúne com o presidente chinês Xi Jinping e participa da cúpula China-Celac. É prevista de acordos e declaração conjunta

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidentes Lula (Brasil) e Xi Jinping (China) assinam 37 acordos bilaterais. Declaração conjunta abre crise com Taiwan Metropoles
1 de 1 Presidentes Lula (Brasil) e Xi Jinping (China) assinam 37 acordos bilaterais. Declaração conjunta abre crise com Taiwan Metropoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca na China neste domingo (11/5) para participação na cúpula China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Esta será a quarta visita oficial de Estado do petista ao país asiático, e ocorre em meio à guerra tarifária dos chineses com os Estados Unidos (EUA) de Donald Trump.

Na segunda (12/5), a previsão é de que Lula participe do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China. Na terça (13/5), ocorre a cúpula China-Celac e também reunião bilateral com o presidente chinês Xi Jinping, junto ao presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, e ao primeiro-ministro do país, Li Qiang.

A viagem faz parte da “força-tarefa” do governo brasileiro, que tem buscado intensificar as relações comerciais com a China. Atualmente, o país é o principal destino das exportações brasileiras.

Durante a agenda comercial, há ainda a expectativa de de 16 atos de cooperação, entre protocolos, anúncios e memorandos de entendimento. Outros 32 textos estão em negociação.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou uma semana antes ao país asiático em viagem preparatória. Um grupo de ministros e parlamentares compõem a comitiva do presidente, como o ministro da Agricultura Carlos Fávaro e o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

6 imagens
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e presidente da República Popular da China, Xi Jinping. No Grande Palácio do Povo, em Pequim, China.
Presidente Lula, Janja e Dilma são recebidos em Xangai, na China
Lula recebeu o presidente da China para jantar no Itamaraty na quarta
Lula ao lado de Xi, no Brasil
Lula e Xi am acordos de cooperação, no Brasil
1 de 6

Lula e a primeira-dama Janja em visita à China

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 6

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e presidente da República Popular da China, Xi Jinping. No Grande Palácio do Povo, em Pequim, China.

Ricardo Stuckert/PR
3 de 6

Presidente Lula, Janja e Dilma são recebidos em Xangai, na China

Ricardo Stuckert
4 de 6

Lula recebeu o presidente da China para jantar no Itamaraty na quarta

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
5 de 6

Lula ao lado de Xi, no Brasil

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
6 de 6

Lula e Xi am acordos de cooperação, no Brasil

Declaração sobre multilateralismo e paz

Os governos do Brasil e China trabalham em uma declaração conjunta que deve abordar temas como o multilateralismo, a reforma da governança global e soluções pacíficas para conflitos em curso.

Como mostrou o Metrópoles, o presidente com as visitas da semana à Rússia e à China busca ser uma espécie de “mensageiro da paz”. O Brasil, em conjunto com a China, lançou uma proposta que defende uma resolução pacífica para o conflito russo na Ucrânia.

A expectativa é de que a declaração conjunta englobe a defesa do multilateralismo, em meio à guerra tarifária com Donald Trump, e a defesa da paz frente aos atuais conflitos ao redor do mundo.

Lula foi a Pequim em abril de 2023, onde assinou diversos acordos bilaterais de comércio. No ano ado, recebeu o presidente chinês Xi Jinping em Brasília, logo depois da reunião do G20 no Rio de Janeiro, em novembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?