body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Governo Lula condena ofensiva israelense em Gaza e planos de Netanyahu

Em nota, governo brasileiro ainda criticou o bloqueio de ajuda humanitária em Gaza imposto por Israel

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images
Fumaça sobe após ataques aéreos israelenses no leste de Rafah, na Faixa de Gaza - Metrópoles
1 de 1 Fumaça sobe após ataques aéreos israelenses no leste de Rafah, na Faixa de Gaza - Metrópoles - Foto: Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva condenou a recente ofensiva de Israel na Faixa de Gaza, e “deplorou” as falas do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, sobre tomar o controle do enclave palestino. A declaração foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, nesta quarta-feira (21/5).

“Ao deplorar a declaração do primeiro-ministro de Israel de que o país “assumirá o controle” de toda a Faixa de Gaza, o Brasil recorda que qualquer pretensão de exercer autoridade permanente em território ocupado é incompatível com as normas de direito internacional”, disse a diplomacia brasileira.

Além disso, o governo brasileiro disse que bloqueios na Faixa de Gaza  e a intenção israelense de permitir o “ingresso mínimo de alimentos” podem desencadear no uso da fome como método que “constitui crime de guerra”.

Por isso, o Brasil pediu que Israel permita o o ir de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza. E acrescentou, na nota, que o governo Lula apela por um fim permanente da guerra no enclave palestino, e a libertação dos reféns que ainda estão nas mãos do Hamas.

“Carnificina” e repatriação de brasileiros

Um dia antes do posicionamento do Itamaraty, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, já havia comentado sobre a guerra na Faixa de Gaza, a qual classificou como uma “carnificina”.

Durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, o chanceler brasileiro disse que o número de crianças palestinas mortas é alto, algo que o mundo não pode “ver de braços cruzados”.

Na oitiva, solicitada para prestar esclarecimentos sobre o asilo à ex-primeira-dama do Peru Nadina Heredia, o ministro ainda revelou os planos do Brasil para resgatar um grupo de brasileiros que ainda estava em Gaza. Medida anunciada horas depois pelo Itamaraty.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?