Israel diz estar preparado para “todos os cenários” na Síria
As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmam que monitoram a evolução da crise na Síria e diz que estão preparados para todos os cenários
atualizado
Compartilhar notícia

Apesar de ainda estar envolvido em uma guerra na Faixa de Gaza que se arrasta por mais de um ano, e de enfrentar tensões em outras frentes na região, Israel disse estar preparado “para todos os cenários” na Síria, que vive uma nova ofensiva de grupos jihadistas contra forças de Bashar al-Assad.
“As FDI [Forças de Defesa de Israel] monitoram a evolução e estão preparadas para todos os cenários, ofensivos e defensivos. As FDI não tolerarão ameaças perto da fronteira Líbano-Síria e frustrarão qualquer ameaça contra o Estado de Israel”, disse o exército do país liderado por Benjamin Netanyahu, em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (5/12).
Desde a última semana, opositores de Assad iniciaram uma nova ofensiva contra as forças governamentais em uma guerra que parecia adormecida há anos. Liderado pelo grupo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), ex-braço da Al-Qaeda na Síria, organizações jihadistas já conquistaram o controle da segunda maior cidade do país, Aleppo, e de Hama.
Desde 2016, Aleppo estava sob o controle do regime Assad, que conseguiu reconquistar o comando de importantes regiões do território sírio nos últimos anos.