body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lula celebra aliança com China e critica protecionismo dos EUA; vídeo

Em fórum com empresários na China, Lula defendeu a cooperação entre países e voltou a fazer críticas à política protecionista de Trump

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender o multilateralismo e fazer críticas às políticas protecionistas do governo de Donald Trump, nos Estados Unidos. Durante participação em um fórum empresarial com executivos brasileiros e chineses, em Pequim, nesta segunda-feira (12/5), o petista exaltou a parceria estratégica entre Brasil e China e disse que o protecionismo no comércio “pode levar à guerra”.

“Não existe saída para um país sozinho. É preciso que a gente tenha consciência de que precisamos trabalhar juntos. É por isso que não me conformo com a chamada taxação que o presidente dos Estados Unidos tentou impor ao planeta Terra do dia para a noite. Porque o multilateralismo depois da Segunda Guerra Mundial foi o que garantiu todos esse anos de harmonia entre os estados. Não foi o protecionismo”, destacou o presidente.

Confira a declaração:

 

“O protecionismo no comércio pode levar à guerra, como já aconteceu tantas vezes na história da humanidade. O que nós queremos é o multilateralismo para que a gente possa praticar o livre comércio”, completou.

Nesta segunda, o governo americano anunciou uma trégua na guerra comercial travada entre EUA e China por um período de 90 dias. Segundo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, “ambos os lados reduzirão suas tarifas em 115%”.

Nos últimos meses, as tensões entre os países se elevaram diante da política de Trump de impor tarifas sobre produtos estrangeiros. Um dos principais países afetados foi a China. Os EUA aumentaram sua tarifa sobre produtos importados do país asiático para 145% – incluindo a tarifa de 20% adicionada para combater as importações de fentanil –, com Pequim retaliando com tarifas de 125% sobre as importações norte-americanas.

Parceria comercial

Na contramão do protecionismo do presidente norte-americano, o governo brasileiro tem tentado expandir as oportunidades de comércio com a China. Durante o fórum com empresários, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciou o investimento de US$ 27 bilhões de empresas chinesas no Brasil.

O presidente Lula reforçou o interesse em ampliar ainda mais as relações. “A construção dessa aliança econômica entre China e Brasil, a construção dessa troca de parcerias entre empresas brasileiras e chinesas não tem retorno. Estejam certos que daqui para a frente só vai crescer. Nós queremos exportar mais, e também queremos comprar mais”, destacou.

“Juntos, mostramos ao mundo que a cooperação é o caminho a seguir em face dos desafios que emergem no cenário geopolítico internacional”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?