body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Marina Silva critica novas medidas de Trump: “Tempos desafiadores”

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, criticou as novas medidas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diogo Zacarias/MF
Imagem colorida da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva - Metrópoles - Foto: Diogo Zacarias/MF

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, se manifestou sobre o discurso de posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para a ministra, o segundo mandato do republicano será desafiador para o mundo todo.

Donald Trump foi empossado no Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, como o 47º presidente norte-americano nesta segunda-feira (20/1), em Washington D.C.

Marina Silva critica Trump

  • Crítica às Medidas de Trump: Marina Silva criticou os anúncios de Trump, que vão contra a transição energética e o combate às mudanças climáticas.
  • EUA e Responsabilidade Climática: a ministra destacou a importância dos EUA, como segundo maior emissor global, cumprirem suas responsabilidades climáticas.
  • Retrocesso em Relação a Biden: Trump abandona avanços da gestão Biden, como o incentivo às energias renováveis, e prioriza combustíveis fósseis.
  • Papel dos Estados nos EUA: o modelo federativo permite que estados norte-americanos adotem políticas climáticas, mesmo com retrocessos no governo federal.

Após o discurso do líder norte-americano, Marina Silva afirmou que já é possível confirmar os “prognósticos mais pessimistas sobre os tempos que virão”. A chefe da pasta também ressaltou que os primeiros anúncios de Trump vão na contramão da defesa da transição energética, do combate às mudanças climáticas e da valorização de fontes renováveis na produção de energia.

“São o avesso da política guiada pelas evidências trazidas pela ciência e do bom senso imposto pela realidade dos eventos climáticos extremos que ocorrem, inclusive, em seu próprio país”.

A ministra observa com enorme preocupação o anúncio de que Trump pretende acabar com o Green New Deal, tirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, retomar a indústria automotiva norte-americana sem dar prioridade para carros elétricos e valorizar o uso de combustíveis fósseis.

Mudanças

Marina relembrou que os planos do governo Biden para energia renovável, infraestrutura e industrialização verde contaram com o apoio dos republicanos no Congresso. “Sobre o Acordo de Paris, é fundamental lembrar que os EUA são o segundo maior emissor global de gases de efeito estufa e, portanto, têm grandes e inadiáveis responsabilidade a cumprir. Nem a própria população dos EUA aceitará qualquer omissão, pois enfrenta no cotidiano os efeitos da emergência climática”, disse a ministra.

Por fim, a ministra do governo Lula frisou a necessidade de trabalhar para uma governança climática mais robusta e madura do que no primeiro governo Trump, visando criar “anteparos para evitar avanços da força gravitacional negacionista”.

“No mesmo sentido, terá relevância o modelo federativo dos EUA, que dá liberdade para que os estados adotem suas próprias medidas e assumam compromissos climáticos. Serão tempos desafiadores para o mundo inteiro. Resta enfrentá-los com informação, compromisso com a vida e capacidade de negociação política.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?