body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Mark Carney é eleito premiê do Canadá e ataca EUA: “Mostrem respeito”

O Partido Liberal do Canadá elegeu, neste domingo (9/3), Mark Carney como novo primeiro-ministro no lugar de Justin Trudeau

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Artur Widak / Getty Images
Imagem colorida de Mark Carney - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Mark Carney - Metrópoles - Foto: Artur Widak / Getty Images

Mark Carney, de 59 anos, foi eleito com 86% dos votos pelo Partido Liberal do Canadá como novo primeiro-ministro do país neste domingo (9/3).

Ele assumirá no lugar de Justin Trudeau, após a formação de um novo governo, o que ocorrerá nos próximos dias. Aproximadamente, 400 mil liberais estavam aptos a votar para a liderança do partido de centro-esquerda, que escolheu, pela primeira vez, uma pessoa sem experiência política para ocupar o cargo.

Em seu discurso de aceitação, o ex-diretor do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra, Carney, disse que confrontará os Estados Unindos  e Donald Trump, pois “não podemos deixá-lo ter sucesso”. Afirmou, ainda, que imporá contratarifas e as manterá “até que os americanos nos mostrem respeito”.

“Ele está atacando trabalhadores, famílias e empresas canadenses, e não podemos deixá-lo ter sucesso. Quando estamos unidos, somos o Canadá Forte”, destacou Carney.

A fala do premiê eleito contra o presidente dos Estados Unidos ocorre em um momento que Trump, além de taxar em 25% os produtos canadenses, realizou ataques à soberania, querendo anexar o Canadá ao território dos EUA, e ao então primeiro-ministro, Justin Trudeau.

“Acredite ou não, apesar do péssimo trabalho que ele fez pelo Canadá, acho que Justin Trudeau está usando o problema da tarifa, que ele causou em grande parte, para concorrer novamente a primeiro-ministro. É muito divertido de assistir”, afirmou Trump na quinta-feira (6/3).

O premiê eleito, ainda em discurso, prometeu tarifas retaliatórias dólar por dólar. E disse que elas serão direcionadas para exercer pressão “máxima” sobre os americanos.

“A América não é o Canadá, e o Canadá nunca fará parte da América de nenhuma maneira ou formato”, ressaltou Carney.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?