body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Na Celac, Lula endossa a eleição de uma mulher para o comando da ONU

Em quase 80 anos de existência, uma mulher nunca esteve à frente da organização. Brasil e Celac trabalham na indicação de um nome feminino

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula
1 de 1 Presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endossou, nesta terça-feira (13/5), a posição do Brasil em indicar, em conjunto com países da América Latina e Caribe, uma mulher para o comando da Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em quase 80 anos de existência, o órgão nunca foi chefiado por uma mulher.

A iniciativa foi discutida durante a última reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Honduras, mas ainda não há consenso sobre o nome a ser indicado. Em visita à China, o presidente Lula voltou a falar sobre o tema.

“A América Latina e o Caribe podem contribuir elegendo a primeira mulher Secretária-Geral da ONU e honrando, assim, o legado da Conferência de Pequim sobre os direitos das mulheres”, disse Lula, durante pronunciamento no IV Fórum Celac-China.

O mandato do atual secretário-geral da ONU, António Guterres, encerra no próximo ano. Entre os nomes apontados para sucedê-lo está o da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, e da primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.

Reforma da ONU

Em visita de Estado à China, Lula voltou a defender uma reforma na estrutura das Nações Unidas de modo a torná-la “mais democrática, representativa, eficaz e eficiente”. O tema consta em uma declaração conjunta firmada entre os países.

“As duas partes apoiam a reforma da ONU, incluindo de seu Conselho de Segurança, com o objetivo de torná-lo mais democrático, representativo, eficaz e eficiente, e aumentar a representação de países em desenvolvimento no Conselho, para que possa responder adequadamente aos desafios globais prevalecentes”, diz o documento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?