body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O que se sabe sobre planeta K2-18 B, que pode ter vida extraterrestre

Um estudo de uma universidade americana aponta para a existências de moléculas essenciais para a vida no planeta K2-18 B

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida do Planeta K2-18 b
1 de 1 imagem colorida do Planeta K2-18 b - Foto: Reprodução

Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos, apontou indícios de presença de moléculas associadas à vida na atmosfera do planeta K2-18 B.

A descoberta cria expectativas para a possibilidade de encontrar vida fora da Terra. O planeta K2-18 B é um exoplaneta, ou seja, está fora do nosso sistema solar.

A possibilidade do K2-18 ser um hycean—exoplaneta com um oceano de água líquida e uma atmosfera rica em hidrogênio— expande e acelera significamente a busca por ambientes habitáveis em outros locais no espaço.

Com o auxílio do telescópio espacial James Webb, cientistas observaram a presença de moléculas contendo CH₄ e CO₂ na atmosfera no planeta K2-18 b, com composição “consistente para ter condições de hycean”.

A pesquisa, liderada por Nikku Madhusudhan, da Universidade de Cambridge, utilizou o espectrógrafo MIRI do JWST para analisar a luz estelar que atravessa a atmosfera do planeta enquanto ele transita em frente à sua estrela.

Com massa cerca de oito vezes a da Terra e situado na zona habitável de sua estrela, o planeta tem chamado atenção desde 2019, quando foi detectada pela primeira vez a presença de água em sua atmosfera.

A nova análise mostra que a abundância das moléculas detectadas pode ultraar 10 partes por milhão (ppmv), o que, segundo os pesquisadores, seria consistente com fontes biológicas, como microrganismos oceânicos, se existirem condições adequadas para a vida no planeta. Modelos teóricos indicam que tais concentrações seriam difíceis de alcançar por processos puramente abióticos, reforçando a hipótese biológica.

Se confirmadas, as descobertas poderão representar um dos sinais mais promissores de atividade biológica fora da Terra já observados. “Este é um o importante em nossa busca por vida em outros mundos, mas estamos apenas começando a entender esses ambientes exóticos”, afirmou Madhusudhan.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?