body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Papa Leão XIV celebra neste domingo missa inaugural do pontificado

Cerimônia no Vaticano marca início do ministério do papa Leão XIV, eleito pontífice em 8 de maio, após morte de Francisco

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
Papa Leão XIV celebra neste domingo missa inaugural do pontificado
1 de 1 Papa Leão XIV celebra neste domingo missa inaugural do pontificado - Foto: Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images

A missa de inauguração do pontificado do papa Leão XIV foi celebrada na manhã deste domingo (18/5), a partir das 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A celebração marcou o início oficial do ministério de Leão XIV como Santo Padre. A solenidade contou com a presença do público geral e de líderes mundiais.

O Metrópoles transmitiu a cerimônia ao vivo. Assista:

Robert Francis Prevost, agora papa Leão XIV, foi eleito pontífice em 8 de maio, após a morte de Francisco, em 21 de abril.

Segundo o protocolo do Vaticano, a missa seguiu o rito litúrgico do Ordinário do Rito de Iniciação ao Ministério Petrino, aprovado pelo papa Bento XVI em 2005 e atualizado em 2013.

Durante a cerimônia, o papa recebeu dois símbolos importantes do ministério petrino: o Pálio, que representa a autoridade pastoral, e o Anel do Pescador, usado exclusivamente pelo pontífice.

O Brasil foi representado na cerimônia pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que embarcou na sexta-feira (16/5) rumo a Roma, acompanhado pela vice-primeira-dama, Lu Alckmin, e pelo embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas.

Início da missa

A celebração teve início no interior da Basílica de São Pedro, diante do Altar da Confissão, local onde estão os restos mortais do apóstolo Pedro.

Após o momento de oração, os patriarcas das Igrejas Orientais Católicas em comunhão com Roma se uniram ao papa em uma procissão litúrgica até o altar externo da praça, onde foi celebrada a missa.

Durante o trajeto, foi entoada a tradicional Laudes Regiæ, ladainha solene dos santos, que remonta a antigas celebrações imperiais e expressa a crença de que todo poder vem de Deus e deve ser exercido com humildade.

15 imagens
 Fiéis comparecem à posse do novo papa Leão XIV na Praça de São Pedro
O novo papa Leão XIV com um anel de pescador e um pálio em sua posse na Praça de São Pedro
1 de 15

Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
2 de 15

Vatican News
3 de 15

Fiéis comparecem à posse do novo papa Leão XIV na Praça de São Pedro

Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
4 de 15

O novo papa Leão XIV com um anel de pescador e um pálio em sua posse na Praça de São Pedro

Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
5 de 15

Vatican News
6 de 15

Oliver Weiken/picture alliance via Getty Images
7 de 15

Vatican News
8 de 15

Vatican News
9 de 15

O novo papa Leão XIV chega à Praça de São Pedro para sua posse. O americano Robert Francis Prevost é o primeiro pontífice dos Estados Unidos

Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
10 de 15

Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
11 de 15

O americano Robert Francis Prevost é o primeiro pontífice norte-americano

Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
12 de 15

Visitantes chegam à Praça de São Pedro no início da manhã para a posse do papa Leão XIV

Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
13 de 15

Christopher Furlong/Getty Images
14 de 15

O presidente ucraniano, Volodymyr Selenskyj (esq.), e o vice-presidente dos EUA, JD Vance (dir.), cumprimentam-se durante a missa de abertura do pontificado do papa

Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
15 de 15

O novo papa Leão XIV chega à Praça de São Pedro para sua posse

Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images

Em seguida, deu-se início à Liturgia da Palavra. A Primeira Leitura, proclamada em espanhol, trouxe um trecho dos Atos dos Apóstolos, no qual Pedro afirma que “Cristo é a pedra rejeitada pelos construtores”. Em italiano, o Salmo retomou a imagem, ressaltando que “a pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular”. Já a Segunda Leitura, lida em inglês e extraída da Primeira Carta de Pedro, destacou a ligação entre o apóstolo Pedro, a igreja de Roma e o papel de seu sucessor.

Como é tradição nas missas inaugurais de um novo papa, o Evangelho foi proclamado em duas línguas: grego e latim. O texto recordou o tríplice pedido de Jesus a Pedro de apascentar “seus cordeiros” e “suas ovelhas”. Esse é um dos trechos que, segundo a tradição, estabelece a tarefa especial e pessoal conferida a Pedro, no grupo dos 12 apóstolos.

Pálio e Anel do Pescador

Após a proclamação do Evangelho, três cardeais, representando as ordens dos diáconos, presbíteros e bispos e provenientes de diferentes continentes, aproximaram-se do papa Leão XIV para os ritos simbólicos da posse.

O primeiro impôs o Pálio ao novo Pontífice; o segundo dirigiu uma oração pedindo a presença e a assistência do Senhor em seu ministério; e o terceiro, em nova prece, invocou Cristo – “pastor e bispo das nossas almas”, reconhecido por Pedro como “Filho do Deus vivo” – para que “Ele próprio confiasse o Anel do Pescador ao sucessor de Pedro”, segundo a Santa Sé.

Em seguida, o anel foi entregue ao papa. O rito foi concluído com uma oração ao Espírito Santo, pedindo que conceda a Leão XIV força e mansidão para manter a unidade da igreja. O novo papa, então, abençoou a assembleia com o Livro dos Evangelhos, enquanto o coro entoava, em grego, a aclamação: “Ad multos annos!”.

Veja o Anel do Pescador de Leão XIV:

Homilia

Em homilia, o papa Leão XIV fez um forte apelo à unidade da igreja e à vivência do amor cristão como base do ministério que se inicia. Durante a missa inaugural, na Praça de São Pedro, ele destacou que assume o cargo “sem qualquer mérito e com temor e tremor”, comprometido em “servir à fé e à alegria” dos fiéis.

Referindo-se à morte de seu antecessor, papa Francisco, o novo líder disse que, apesar da tristeza, “o Senhor nunca abandona o seu povo, mas congrega-o quando se dispersa e guarda-o”.

Inspirando-se no Evangelho de João, refletiu sobre a missão de Pedro, ressaltando que só é possível pastorear o rebanho “se conheceste e experimentaste este amor de Deus, que nunca falha”. Para ele, a autoridade da igreja deve ser exercida como caridade: “Não se trata nunca de capturar os outros com a prepotência… mas de amar como fez Jesus”.

O papa também chamou a atenção para os desafios do mundo atual – a violência, os preconceitos e a exclusão social – e afirmou que a igreja deve ser “um pequeno fermento de unidade, de comunhão, de fraternidade”.

Ritos finais da celebração

Durante a Liturgia Eucarística, o coro entoou o canto do ofertório “Tu es pastor ovium“, enquanto eram apresentadas as oferendas de pão e vinho. Na oração que acompanhou o momento, pediu-se a Deus que, por meio da missão evangelizadora da igreja, os frutos da redenção alcancem todo o mundo.

Na sequência, o papa Leão XIV presidiu a celebração com a proclamação da “Oração Eucarística I”, também conhecida como “Cânon Romano”, uma das mais antigas preces da tradição litúrgica.

O rito prosseguiu com a comunhão, culminando com uma súplica do pontífice, pedindo a Deus que fortaleça a igreja na unidade e na caridade, e que conceda a ele próprio salvação e proteção, junto ao rebanho que lhe foi confiado.

Na sequência, teve início a Liturgia Eucarística, com o canto do ofertório. Após a apresentação do pão e do vinho, o papa Leão XIV recitou a “Oração sobre as Oferendas”, pedindo a Deus que os frutos da redenção, por meio da missão da igreja, alcancem todas as nações.

Ao término da celebração, Leão XIV dirigiu uma saudação à multidão presente e conduziu o canto do Regina Coeli, tradicional oração mariana do tempo pascal. Em seguida, concedeu a bênção solene, evocando a imagem bíblica da videira e da vinha – uma referência à igreja – e pedindo a Deus que a proteja e faça resplandecer sobre ela o seu rosto redentor.

Agenda de Leão XIV

A agenda do novo pontífice está definida para os primeiros dias após a missa inaugural.

Na terça-feira, 20 de maio, Leão XIV tomará posse na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. No dia seguinte, 21, realizará a primeira Audiência Geral.

No sábado, 24 de maio, terá encontro com membros da Cúria Romana e com funcionários do Estado da Cidade do Vaticano.

No domingo, 25 de maio, além de rezar a oração do Regina Caeli, o papa tomará posse das basílicas papais de São João de Latrão – catedral oficial de Roma – e de Santa Maria Maior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?