body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Presidente do Paraguai se pronuncia sobre espionagem da Abin

Brasil está envolvido em um escândalo após rumores de uma suposta espionagem da agência contra autoridades do vizinho sul-americano

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bernd von Jutrczenka/picture alliance via Getty Images
Imagem colorida do presidente do Paraguai, Santiago Peña
1 de 1 Imagem colorida do presidente do Paraguai, Santiago Peña - Foto: Bernd von Jutrczenka/picture alliance via Getty Images

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, se pronunciou, nesta sexta-feira (4/4), sobre uma suposta espionagem da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que teria sido realizada contra o parceiro do Brasil. Veja

O Ministério Público do Paraguai anunciou abrir apuração sobre a suposta ação de espionagem da Abin com o objetivo de monitorar autoridades e órgãos governamentais do país com o a dados de negociações envolvendo a Usina Hidrelétrica de Itaipu.


Espionagem contra o Paraguai

  • A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é acusada de realizar uma invasão hacker contra sistemas e autoridades do Paraguai, com o objetivo de coletar informações sobre negociações envolvendo a Usina de Itaipu.
  • O caso foi inicialmente foi revelado pelo portal UOL, com base em uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre a “Abin paralela”.
  • A operação teria sido planejada ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL) e realizada na atual istração brasileira, sob o comando de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
  • O governo brasileiro nega que a ação tenha saído do papel.
  • A PF abriu um inquérito para investigar o vazamento de informações sobre o caso.
  • As negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, que estabelece as condições de comercialização de energia gerada pela usina hidrelétrica comandada pelos dois países, também foram suspensas até que o caso seja esclarecido.
  • Depois que a operação veio à tona, o governo do Paraguai convocou o embaixador do Brasil no país, José Antônio Marcondes, para dar explicações sobre o caso.

Peña afirmou a uma rádio Paraguaia que os rumores da possível espionagem abre “velhas feridas” históricas que se constituíram ao longo das relações entre os dois países sul-americanos.

“Esse episódio, infelizmente, abre essas velhas feridas, quando o que queremos é deixar para trás essa história de ódio e ressentimento, que veio principalmente de fora em relação ao Paraguai. Infelizmente, hoje percebemos que ainda existem esses sentimentos”, afirmou ele.

Ao longo da entrevista, Peña afirmou que o país tem uma história difícil com o Brasil a o lembra da “Guerra da Tríplice”, que envolveu Uruguai, Argentina e Brasil e disse que o assunto é motivo de “preocupação”.

“Vemos isso com tremenda preocupação. Verdade que não está de acordo com o tipo de relação que queremos propor. Queremos propor uma relação de amizade, de parceiro de amigos que nos permitem realmente construir um Mercosul mais forte”, frisou o presidente do Paraguai.

Nota do governo

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu, na última segunda-feira (31/3), uma nota na qual negou “categoricamente qualquer envolvimento em ação de inteligência” em uma suposta ação de espionagem contra o Paraguai. O ministério ainda acrescentou que o atual gestor da Abin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o cargo somente em 29 de maio de 2023, portanto Lula não teria relação com a suposta interceptação de informações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?