body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Putin quer continuar a guerra, diz Macron após encontro com Zelensky

As declarações são feitas no momento em que Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre a vontade do adversário de cumprir acordo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antoine Gyori – Corbis/Corbis via Getty Images
Imagem colorida mostra Macron e Zelensky - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Macron e Zelensky - Metrópoles - Foto: Antoine Gyori – Corbis/Corbis via Getty Images

Emmanuel Macron recebeu o presidente ucraniano em Paris nessa quarta-feira (26/3). Após encontro com Volodymyr Zelensky, o líder francês prometeu uma nova ajuda financeira à Kiev. Macron também acusou a Rússia de tentar reescrever os acordos de cessar-fogo negociados até agora e disse que ainda é cedo para suspender as sanções contra Moscou.

A Rússia quer reescrever os acordos sobre um cessar-fogo na Ucrânia e está demonstrando, por suas ações, “sua vontade de guerrear e continuar sua agressão”, disse Emmanuel Macron. O líder francês insistiu que os ataques contra a Ucrânia “devem parar”.

Um pouco mais cedo, Volodymyr Zelensky também denunciou novos ataques noturnos russos com “117 drones” explosivos. Segundo o presidente ucraniano, essa atitude é um “sinal claro” de que Moscou não quer a “paz real”.

Por essa razão, o presidente francês declarou que ainda era “muito cedo” para falar sobre a suspensão das sanções impostas a Moscou após a invasão da Ucrânia, explicando que isso dependeria “da escolha da Rússia de cumprir a lei internacional”. O presidente francês pediu à Rússia que aceitasse um cessar-fogo de 30 dias sem “pré-condições”.

As declarações são feitas no momento em quem Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre a vontade do adversário de cumprir o acordo de cessar-fogo, anunciado na véspera pelos Estados Unidos.

Ajuda suplementar

Ao lado de Volodymyr Zelensky, Macron anunciou que Paris pretende contribuir com mais € 2 bilhões (mais de R$ 12 milhões na cotação atual) em ajuda militar para a Ucrânia. O líder francês também ressaltou que vários países europeus estão considerando enviar forças militares para a Ucrânia no caso de um acordo de paz efetivo.

No entanto, o presidente francês garantiu que esta iniciativa terá uma “abordagem pacifista”. Segundo Macron, esses contingentes “não iriam para a front”, nem teriam a intenção de lutar.

Em Bruxelas, uma porta-voz da União Europeia disse que “a retirada incondicional das forças militares russas de todo o território da Ucrânia seria uma das principais pré-condições para emendar ou suspender as sanções”.

Leia mais reportagens como essa na RFI, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?